Ações de combate a dengue voltam à discussão no Legislativo de Arapiraca
25/11/2015
A proliferação da dengue em Arapiraca e o aumento dos casos da Zica vírus, voltaram a discussão na sessão ordinária da Câmara municipal de Arapiraca na sessão ordinária dessa terça-feira, 24 presididas pelo vereador Márcio Marques (PSC) e secretariado pelo vereador Moisés Machado e com a presença da maioria dos vereadores.
Na pauta do expediente foi aprovada indicação da vereadora Aurélia Fernandes (PMDB) solicitando da secretaria municipal de Saúde, o retorno de funcionamento das salas de observação das unidades básicas de saúde com insumos básicos de hidratação e recuperação para tratamento da dengue e outros vírus da população próximo das residências dos pacientes humanizando e aumentando os serviços de saúde.
A vereadora lembrou que o paciente que tem dengue, necessita de hidratação e pode até ser feito em casa após os primeiros atendimentos nas unidades básicas de saúde. Também foi aprovado Voto de Aplauso de autoria de Aurélia Fernandes, comemorativo ao Dia do Doador de Sangue, nesta terça-feira, 25. Ela também enalteceu o trabalho dos funcionários do Hemoar, alertando, que o centro de Arapiraca faz mais coletas de sangue, do que o próprio Hemocentro de Maceió.
Os vereadores Edvânio Correia (Edvânio do Zé Baixinho) (Pros) e Josias Albuquerque (PSD) destacaram as ações implementadas pela pasta da saúde nas unidades básicas com atendimento mais intensificado com foco maior para o 5º Centro de Saúde.
O vereador Rogério Nezinho (PMDB) solicitou ao comandante do 3º Batalhão de Polícia, em Arapiraca, coronel Wellington Bittencourt, implantar um PM Box no Bosque das Arapiraca, para oferecer segurança às pessoas que frequentam aquele local, principalmente as que fazem caminhadas. Ele justificou o seu pedido, afirmando que é grande o número de assaltos naquele local, onde os marginais atacam principalmente os jovens que estão com celulares.
Gilvania Barros (PMDB) em seu pronunciamento falou sobre a sua participação em Maceió, representando a Câmara Municipal de Arapiraca, do lançamento do Programa Mulher em Ação, com a presença do presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB) e do governador Renan Filho (PMDB) além de outras autoridades. Entre os temas abordados no encontro, segundo a vereadora, o destaque ficou para a participação da mulher na política e também o combate a todas as formas de violência contra à mulher.
O vereador Edvanio Correia (Edvanio do Zé Baixinho) alertou para os cuidados que nós devemos ter com o mosquito transmissor da dengue, lembrando que o número de casos pode aumentar mais ainda com a chegada das chuvas a partir de janeiro. O vereador alertou que não devemos apenas esperar pelas ações dos poderes públicos, mas a própria sociedade também pode ajudar, limpando seus quintais, caixas de água e outros recipientes propícios para o aparecimento do mosquito transmissor da dengue.
Melhorias para a Rua Santa Ana
O vereador Moisés Machado (PSD) reivindicou da prefeita Célia Rocha através da secretaria de Obras e infraestrutura trabalhos de recuperação e recapeamento asfáltico da Rua Santa Ana, importante artéria do bairro Cacimbas. Outra reivindicação de Moises Machado reivindica do diretor Geral do Departamento de Estradas e rodagens (DER) recuperação da Al-485 no percurso que liga a cidade de Arapiraca a Feira Grande na região Agreste.
Criticas a imprensa
No espaço dedicado as explicações pessoais à vereadora Aurélia Fernandes (PMDB) teceu severas criticas a imprensa, segundo ela, alguns setores que não estariam divulgando o seu trabalho no Legislativo de Arapiraca.
Assegurou que vai continuar fazendo oposição à gestão da prefeita Célia Rocha com responsabilidade. Quanto ao fato das empresas de sua família manterem convênios com a Prefeitura de Arapiraca a exemplo do Núcleo Prevenção e Diagnóstico do Câncer (NPDC) explicou que tanto a empresa, quanto a Casa de Saúde Nossa Senhora de Fátima são prestadoras de serviço. Concluiu afirmando que a imprensa quer tumultuar seu trabalho e exigiu maior divulgação das suas ações.
A colocação da vereadora obteve repercussão na imprensa local o comunicador Alves Correia e, seu programa matinal na Gazeta FM, afirmou que nunca deixou de divulgar os trabalhos da vereadora e que se ela quiser um trabalho mais direcionado que pague. Ao final acusou a Prefeitura de Arapiraca está devendo ao NPDC a prestação dos serviços da empresa a secretaria municipal de Saúde desde o mês de maio desse ano.
Mais lidas
-
1CIÊNCIA E ESPAÇO
Erupções solares intensas agitam o Sol e podem impactar a Terra
-
2MUDANÇA INTERNA
Nubank enfrenta protestos e demissões após anúncio de regime híbrido
-
3SÉRIE B DO BRASILEIRO
Novorizontino e Remo empatam em duelo direto e mantêm indefinição na briga pelo acesso
-
4POLÊMICA
Inversão de valores: Suzane von Richthofen agradece seguidores após alcançar 100 mil no Instagram
-
5TELEVISÃO
Betty Gofman se despede de 'Êta Mundo Bom!': "Medéia foi pro hospício e vai morar pra sempre no meu coração"