Sem chances
França Júnior assegura ainda que não será candidato à reeleição para mais um mandato na Câmara de Vereadores de Palmeira dos Índios. Este ano deve renovar a sua licença e não exercer as funções para qual foi eleito na última eleição.
Distância
O professor de Direito Penal, França Júnior, e vereador licenciado em Palmeira dos Índios, não deve retornar ao mandato tão brevemente. Ele afirma que já deu a sua contribuição com a política partidária e que agora quer apenas se dedicar aos estudos, ensinos e coleta de informações sobre a situação penal no país. No entanto, no final do ano, França Júnior deve apoiar a candidatura do grupo de Thiago Bomfim à presidência da Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Alagoas.
À procura
Políticos da região Agreste que estão indo a Brasília em busca de apoios batem na porta do gabinete do deputado federal Marx Beltrão (PMDB). Marx, segundo os políticos, é um dos mais articulados deputados quando o assunto é dialogar ministros em busca da liberação de recursos.
Caixa preta
Depois do vereador Silvânio Barbosa (PSB) mirar as suas críticas para a SMTT em Maceió, foi a vez do deputado federal João Henrique Caldas (SDD) duvidar se um servidor lotado na superintendência trabalha. Alvo de uma série de críticas por parte da população, a SMTT tem pouco a mostrar de 2013 a 2015.
Mobilização
Em Junqueiro, a família Pereira luta para não perder o território no próximo ano. O PMDB já articula uma candidatura considerada renovadora e que tem tudo para bater de frente com um possível candidato lançado pelo ex-deputado estadual Joãozinho Pereira (PSDB).
Assustado
O prefeito de Mata Grande, Jacob Brandão (PP), tem alguns receios quando vai falar com a imprensa. Esta semana, na Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), Brandão evitou uma entrevista por achar que os questionamentos seriam por causa das ações da FPI do São Francisco.
Alvo
As prefeituras das regiões Agreste e Sertão estão recorrendo ao estado para que a FPI do São Francisco não seja tão severa em uma próxima oportunidade. Os gestores querem que a força-tarefa do Ministério Público Estadual e outros órgão seja realizada de maneira preventiva e não punitiva.
Complicações
O prefeito de Penedo, Marcius Beltrão (PDT), tem enfrentado algumas situações de crise com o funcionalismo. Sempre que questionado quando poderá atender as demandas municipais, o gestor diz que a situação do município é caótica. Os argumentos não têm agradado aos servidores e isso preocupa Beltrão que deve disputar novamente a prefeitura.
Mobilização
A primeira Mobilização Permanente deste ano está marcada para o dia 5 de agosto. A Confederação Nacional de Municípios (CNM) convida os prefeitos, vice-prefeitos, secretários, vereadores e demais agentes municipais a estarem em Brasília, no Congresso Nacional, para buscar o avanço das matérias que promovem mudanças no pacto federativo. O tema ganhou notoriedade nesta Legislatura e foi abordado na XVIII Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, em maio. A partir de então, Câmara e Senado instalaram comissões especiais para analisar e votar proposições relacionadas ao pacto.
Rápidas
* A Secretaria de Assistência Social, Trabalho e Habitação de Jequiá da Praia retirou 23 famílias que estavam em uma área de risco, numa localidade conhecida como Chã da Mangueira, no Centro da cidade. O trabalho de conscientização e retirada das famílias ocorreu após o deslizamento de uma barreira, ocorrido durante as fortes chuvas no início deste mês.
* Por 57 votos a 9, o Plenário aprovou, nesta quarta-feira, 15 de julho, o Projeto de Lei do Senado (PLS) 199/2015, que regula a criação, incorporação, fusão e desmembramento de Municípios. O projeto irá a exame da Câmara e, se aprovado pelos deputados, será encaminhado à sanção presidencial. Esta foi a terceira vez, em menos de dois anos, que o plenário do Senado aprova uma proposta sobre o tema.
* Outros dois projetos similares foram vetados anteriormente, por considerar a iniciativa prejudicial ao Erário. No entanto, o autor da proposta, senador Flexa Ribeiro (PSDB-PA), disse que o projeto estabelece critérios rígidos para a criação de Municípios, e atende os interesses de muitos distritos que reivindicam emancipação.
* Uma portaria que autoriza a liberação de R$ 300 milhões para pagamento das obras de Emendas Parlamentares foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta quinta-feira, 16 de julho. Entretendo, a Confederação Nacional de Municípios (CNM) alerta que este valor não chega nem perto do montante necessário para solucionar parte dos problemas dos Restos a Pagar (RAP).
Mais lidas
-
1CIÊNCIA E ESPAÇO
Erupções solares intensas agitam o Sol e podem impactar a Terra
-
2MUDANÇA INTERNA
Nubank enfrenta protestos e demissões após anúncio de regime híbrido
-
3SÉRIE B DO BRASILEIRO
Novorizontino e Remo empatam em duelo direto e mantêm indefinição na briga pelo acesso
-
4POLÊMICA
Inversão de valores: Suzane von Richthofen agradece seguidores após alcançar 100 mil no Instagram
-
5TELEVISÃO
Betty Gofman se despede de 'Êta Mundo Bom!': "Medéia foi pro hospício e vai morar pra sempre no meu coração"