MP reage a ataques

20/03/2015

Prefeito Eraldo PedroOs promotores de Justiça de São Luiz do Quitunde, Jorge Bezerra, e de Viçosa, Anderson Cláudio de Almeida Barbosa de Araújo, sofreram essa semana, ataques verbais dos prefeitos Eraldo Pedro e Flaubert Torres Filho, que são acusados de improbidade administrativa. O ataque mais violento partiu do prefeito de Viçosa que chamou, em sua página do facebook, o promotor Anderson Claudio de “canalha”, “doutorzinho mequetrefe” e “fio de uma égua”.

Nota de repúdio A Associação do Ministério Público de Alagoas (Ampal) emitiu, na tarde de quarta-feira (18), uma nota de repúdio contra o prefeito de Viçosa, Flaubert Filho (PROS), que “de forma inconsequente, equivocada, covarde e mesquinha, tentou intimidar a atuação legitima da Instituição”.

Apropriação indébita Ainda em sua Nota Oficial, a Ampal esclareceu que no último dia 10, o MPE ajuizou ação penal, subscrita pelo procurador-geral de Justiça, Sérgio Jucá, de apropriação indébita contra o prefeito, acusado de causar prejuízo ao Regime Próprio de Previdência Social do Município em quase meio milhão de reais. Essa teria sido a motivação da fúria do prefeito, que partiu para o ataque nas redes sociais. Diante da repercussão do caso, o prefeito retirou o post do facebook.

Perda do cargo Na ação, que também pede a perda do cargo eletivo e a indisponibilidade dos bens do prefeito, o Ministério Público alega ter elementos suficientes do suposto esquema no Instituto de Previdência e Assistência dos Servidores Municipais de Viçosa (IPASMV). Segundo a investigação, entre as irregularidades constatadas estão os descontos das contribuições previdenciárias dos servidores ativos, inativos e pensionistas, sem o devido repasse à instituição.

Outro lado Em sua defesa, o prefeito disse ter utilizado tais recursos para complementar à folha de pagamento dos servidores ativos. Em sua página no Facebook, Flaubert afirmou reconhecer o erro, alegando já ter devolvido o montante, o que, no entanto, não o isentaria da penalidade foco, como explica trecho da ação penal.

Ato público Já em São Luis do Quitunde, litoral norte de Alagoas, o Ministério Púbico promoveu um ato público, na manhã desta quarta-feira (18) em defesa de uma instituição independente, autônomo e que não se acovarda diante das ameaças no seu local de trabalho.

Foi atacado O evento aconteceu como forma de apoio ao promotor de Justiça Jorge Bezerra, titular da Promotoria de Justiça daquele município que, após ajuizar nova ação por ato de improbidade administrativa contra o atual prefeito Eraldo Pedro, foi atacado pelo chefe do Poder Executivo com ofensas pessoais. Eraldo Pedro responde a oito ações na Justiça por conta da prática das mais diversas irregularidades.

“Satisfatória” Alagoas atingiu 104,7% da cobertura da vacina Tríplice Viral em 2014. Ultrapassou a meta de 95% preconizada pelo Ministério da Saúde. Apesar desta cobertura considerada “satisfatória” pela gerente do Núcleo de Doenças Imunopreveníveis da Sesau, Claudeane Nascimento, um Plano de Ação definido quarta-feira entre técnicos estaduais e do Ministério da Saúde para evitar a reintrodução do sarampo no Estado, será colocado em prática na 1ª Região de Saúde, que compreende Maceió e mais 11 cidades.

Vírus em Pernambuco A decisão da Secretaria de Estado de Saúde de elaborar um Plano de Ação para evitar que o vírus do Sarampo atinja Alagoas depois de 15 anos sem registro da doença, acontece porque O Estado de Pernambuco, nosso vizinho, registrou 224 casos de sarampo em 2013. Como se não bastasse, o Ceará, também integrante da Região Nordeste, notificou 756 casos da doença no ano passado. O Plano de Ação, segundo Claudeane Nascimento, posteriormente será implantado nas demais Regiões de Saúde de Alagoas.

Doenças A técnica Gisele Siqueira, do Ministério da Saúde, que veio discutir com os coordenadores de Vigilância Epidemiológica da 1ª Região de Saúde ações para impedir a introdução do sarampo em Alagoas, informou que o Plano de Ação deve contemplar a capacitação dos profissionais da área da saúde. Mas chamou a atenção para a importância de que todas as autoridades devem estar atentas também a doenças como rubéola, caxumba e varicela, conhecidas como exantemáticas.

RÁPIDAS

... Uma força tarefa formada por técnicos da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) irá trabalhar para concluir o Cadastro Ambiental Rural (CAR) dos lotes de agricultores familiares irrigantes dos perímetros públicos de irrigação mantidos pela Companhia em Alagoas.

... A iniciativa foi discutida nesta semana, durante um treinamento com técnicos da Codevasf e da empresa que presta assistência técnica e extensão rural (Ater) aos perímetros.

... Os agricultores têm até o início do próximo mês de maio para realizar o CAR. Quem perder o prazo ficará impedido de obter financiamento agrícola até a regularização, entre outras sanções.

... Segundo o chefe da Unidade Regional de Meio Ambiente da Codevasf em Alagoas, engenheiro agrônomo Pedro Melo, após o treinamento, terá início o trabalho de inserção dos agricultores familiares no CAR que deverá envolver técnicos da Companhia que atuam em, pelo menos, duas unidades regionais da empresa.

Blog da Redação

Blog da Redação

Blog da Redação é redigido pelos jornalistas da Tribuna do Sertão. Sempre com pautas impactantes.