Prefeito é afastado
O Juiz da comarca de Piranhas, Giovanni Jatubá, afastou o prefeito do município, Dante Alighieri Salatiel de Alencar Bezerra de Menezes (PDT), que está sendo acusado de improbidade administrativa na gestão.
De acordo com decisão do juiz, o afastamento tem duração de seis meses. O vice-prefeito Manoel de Audalio (PDT) vai assumir o cargo. O prefeito explicou que o afastamento do prefeito é necessário para que não haja interferências dele na investigação.
Improbidade As denúncias contra o prefeito de Piranhas envolvem contratações irregulares de 194 veículos no município, preço abusivo na contratação de shows e contratação de empresas construtoras de forma ilegal. As denúncias foram feitas pelo agropecuarista Thiago Nunes. Segundo ele, desde março de 2013 já havia protocolado os processos contra o prefeito. "São quatro processos que ajuizamos e agora estou acompanhando para que tudo seja investigado corretamente", afirmou o agropecuarista que reside em Piranhas.
Arte em Marechal A Prefeitura de Marechal Deodoro, juntamente com doze artistas alagoanos, está promovendo um novo visual no viaduto do trevo de acesso ao Francês. Os artistas se organizaram em dois grupos, cada um deles, responsável por um lado do viaduto que rapidamente vai perdendo a característica de concreto inerte, para uma obra cheia de vida, cor e leveza.
Exposição permanente A obra começou na última sexta-feira e os artistas têm trabalhado até mesmo à noite para que tudo fique pronto até a próxima semana. "Estamos bem animados", diz Rafael dos Santos, um dos pintores. "Teremos aqui um verdadeiro museu a céu aberto. Uma exposição permanente com a expressão artística de nossos talentos. Com temas da terra", adiantou o prefeito Cristiano Matheus"
Arte e cultura A “Ecoinspiração” já passou por vários nortes, com a temática sempre na bússola da preservação. É para lá todo o sentido da obra de Cícero Brito, que estreia sua mostra no Museu Zezito Guedes, na Praça Luiz Pereira Lima, nesta sexta-feira (19), a partir das 19h. Com o apoio da Prefeitura de Arapiraca, suas telas estarão expostas até o mês de janeiro no local. Elas expressam toda a preocupação do artista plástico em tempos de devastação ambiental.
“Fora de série” Mas este papo de preservação tão em voga hoje não era muito evidenciado quando Cícero Brito começou sua linha de abordagem, nos anos 1990. Aos 15 anos, foi taxado como “fora de série”, representando a Escola Estadual Quintela Cavalcanti, numa gincana de artes, onde vários outros colégios competiam. Depois da descoberta do dom, a técnica. Ainda adolescente, o economista teve aulas com José de Sá, “melhor paisagista de Alagoas”, segundo ele.
Exposições De lá para cá, fez inúmeras exposições em locais como o saudoso Bar do Paulo, no Salão de Artes, no Mercado do Artesanato Margarida Gonçalves, no Arapiraca Garden Shopping, no Arapiraca Moto Festival, na Casa da Cultura e na coletiva do Banco do Brasil, todos em Arapiraca, na Artnor e no Shopping Iguatemi, em Maceió, e no Festival de Música e Arte de Garanhuns-PE.
Cannabis sativa O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), determinou, na quarta-feira, 17, a formação de um grupo para acompanhar os procedimentos de legalização de medicamentos com canabidiol, derivado da cannabis sativa (maconha). Foram designados os senadores Cássio Cunha Lima (PSDB-PB), Waldemir Moka (PMDB-MS) e Magno Malta (PR-ES), que irá presidir a comissão.
Regulamentação De acordo com o senador Magno Malta uma portaria sobre o uso dos medicamentos seria suficiente. “Atenda-se àqueles que necessitam do medicamento. Ninguém precisa legalizar a maconha para poder pegar o canabidiol para aqueles que precisarem”, argumentou. Renan Calheiros tomou a decisão depois do apelo feito por pessoas que precisam do medicamento e hoje trabalham pela regulamentação, como Camila Guedes, que perdeu o filho Gustavo, com convulsões, porque a Anvisa demorou 40 dias para dar a autorização de o uso do medicamento
Feminicídio Por falar no senador Renan Calheiros, ele conduziu na quarta-feira (17) a aprovação da proposta que insere no Código Penal (Decreto-Lei nº 2.848/1940) mais uma forma qualificada de homicídio: o feminicídio. A pena para o crime, considerado “forma extrema de violência de gênero que resulta na morte da mulher” – é de reclusão de 12 a 30 anos.
RÁPIDAS
... O Projeto de Lei do Senado (PLS) 292/2013, também deixa claro que a aplicação da pena do feminicídio não elimina punições por demais crimes a ele associados, como estupro.
... A recomendação de alterar a lei foi da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) da Violência contra a Mulher. Os senadores acataram uma alteração da senadora Vanessa Grazziottin (PCdoB-AM) que inseriu na proposta três situações que podem aumentar mais ainda a pena. A matéria seguiu para a Câmara dos Deputados.
... Confusão das grandes na Ufal em Arapiraca: um aluno do curso de Física teria tentado matar aluno de Biologia da mesma instituição. O fato ocorreu na manhã de ontem. As informações são de que o agressor sofre de problemas mentais e teria surtado. Os estudantes chegaram a se trancaram em salas de aula do bloco para se proteger.
Mais lidas
-
1DEFESA E TECNOLOGIA
Caça russo Su-35S é apontado como o mais eficiente do mundo, afirma Rostec
-
2VIDA PROFISSIONAL
Despedida de William Bonner: dicas de Harvard para equilibrar trabalho e vida pessoal
-
3ABUSO DE AUTORIDADE E AMEAÇA
Escândalo em Alagoas: Secretário Julio Cezar ameaça usar o poder do Estado contra subtenente do Exército
-
4INSPIRAÇÃO NA VIDA REAL
Ator de 'Tremembé' revela inspiração para personagem Gal
-
5TV E ENTRETENIMENTO
'Altas Horas' recebe Ludmilla e Arnaldo Antunes neste sábado