Portas fechadas

18/10/2014

ATT00001As Prefeituras de Alagoas fecham as suas portas nessa segunda-feira. O presidente da Associação dos Municípios alagoas (AMA), prefeito Jorge Dantas, acredita na força do movimento que tem como objetivo protestar contra as constantes quedas do Fundo de Participação dos Municípios (FPM)>

Situação difícil

“O crescimento nas despesas está tornando cada dia mais difícil a situação financeira, impedindo que os prefeitos possam honrar, em dia, os compromissos com fornecedores e funcionários. As responsabilidades repassadas pelo Congresso Nacional às prefeituras têm aumentado”, que confirma uma concentração dos prefeitos na sede do órgão durante a segunda-feira.

Novo pacto

Os programas federais são subfinanciados e prejudicam ainda mais o orçamento das prefeituras que estão precisando se reinventar todos os dias para que a população não seja prejudicada. O presidente da AMA, Jorge Dantas diz que é necessário um novo pacto que altere a repartição do bolo tributário. Hoje os municípios recebem apenas 12,5% de tudo que é arrecadado. “ Estamos administrando com os mesmos recursos que não acompanham os aumentos como de salários, alimentação, combustível e custeio”, acrescenta o presidente.

Gravidade

Diante da gravidade da situação e para mostrar a sociedade o que realmente está acontecendo, as prefeituras confirmaram que vão parar nesta segunda-feira ( dia 20). Apenas os serviços essenciais irão funcionar . A parada é uma forma de alertar a população o que está acontecendo nas cidades , que enfrentam a pior crise financeira dos últimos anos. Os prefeitos não estão conseguindo honrar em dia os pagamentos dos fornecedores, estão cortando investimentos e pagando a folha a duras penas.

Ruas sinalizadas

Arapiraca não é mais a mesma cidade de tempos atrás. Embora esteja prestes a completar 90 anos, no próximo dia 30 deste mês, a capital do Agreste de Alagoas desponta no desenvolvimento econômico e social. Sinalizar ruas e pontos turísticos é uma das metas de ampliação dos serviços da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) para melhorar ainda mais o trânsito do município.

Pontos estratégicos

Em comemoração a emancipação política do município que mais cresce no Estado, placas de sinalização vertical estão sendo reforçadas em pontos estratégicos e que dão acesso, por exemplo, ao Bosque das Arapiracas. Local turístico com arborização, fonte luminosa e espaço público destinado ao esporte e ao lazer.

Compromisso

Segundo o titular da SMTT, Ricardo Teófilo, sinalizar a cidade é um compromisso da prefeita Célia Rocha (PTB) no que se refere ao Plano Municipal de Mobilidade Urbana. Desta forma, a sinalização contribui para proporcionar um trânsito mais seguro e com placas indicativas.

Turistas

“Esta sinalização é importante porque orienta os condutores da cidade e os turistas que freqüentam Arapiraca para que eles possam trafegar com tranqüilidade pelas ruas da capital agrestina”, disse Ricardo Teófilo.

Bosque das Arapiracas

As Placas Indicativas de Sentido de Atrativo Turístico e que dão acesso ao Bosque das Arapiracas e ao Ginásio Municipal João Paulo II foram colocadas na Rua Domingos Vital, no bairro Alto do Cruzeiro, na Praça Santa Cruz, e na Rua São Pedro. Com a mudança do tráfego de veículos no local, ocorridas no mês de agosto, os condutores terão acesso a estes locais pela Rua Aprígio Jacinto (antiga ladeira do Alto), que tem sentido único em direção à Rua Delmiro Gouveia.

Prioridade ao pedestre

Estudos do Departamento de Engenharia de Tráfego (Detra) constataram dificuldades que os transeuntes enfrentavam ao atravessar a Rua Delmiro Gouveia, no Parque Ceci Cunha, no cruzamento com a Rua Governador Luiz Cavalcante. Diante disto, a SMTT colocou uma faixa de pedestre no local e proibiu que os veículos entrassem à direita para a Rua Delmiro Gouveia.

Rápidas

... A informação está no site arapiraquense 7segundos: Após anos do fechamento das portas dos Hospital Santa Maria, a justiça não consegue leiloar a unidade. Arapiraca perdeu um hospital e não possui expectativa de que depois de leiloado o prédio volte a servir para tratamento de saúde.

... O local tem todos os equipamentos necessários para realizar exames e cirurgias, no entanto, os órgãos públicos não tiveram interesse ou os lances ofertados não atenderam o valor mínimo dos créditos. Existem informações de que um grupo de médicos já teria tentado arrematar a unidade hospitalar, mas até o momento a questão continua sem solução.

... Na última quinta-feira (16) foi realizada uma audiência para esclarecer determinados pontos da execução entre os trabalhadores do prédio. De acordo com o juiz da Vara do Trabalho de Arapiraca, Fernando Falcão, a audiência foi para buscar uma solução mais adequada para resolver o imbróglio

Blog da Redação

Blog da Redação

Blog da Redação é redigido pelos jornalistas da Tribuna do Sertão. Sempre com pautas impactantes.