Na bronca
Prefeitos alagoanos aderem a um protesto e fecham as prefeituras na próxima quarta-feira (15). Eles reclamam novamente que o Fundo de Participação dos Municípios (FPM) segue em baixa e as gestões não conseguem cumprir com seus compromissos. Lembrando que algumas cidades só dependem deste repasse para acertar as suas contas tanto com o servidor público quanto com fornecedores.
Crítica
No primeiro decênio de outubro houve uma queda de 13,85% se comparado ao mesmo período do mês anterior. “No mês passado o Tesouro Nacional divulgou a previsão do FPM para outubro sendo 2% maior que setembro, o que já era pouco, mas o realizado foi ainda pior”, afirmou Jorge Dantas, presidente da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA) e que também irá participar do manifesto.
Cobranças
A base do PSDB em Alagoas está cobrando da presidente Dilma Rousseff o que ela prometeu em recursos para Alagoas. Em Maceió, por exemplo, a presidente garantiu que R$ 400 milhões estariam na conta do município para mobilidade urbana. O prefeito da capital, Rui Palmeira (PSDB) é sempre questionado sobre os recursos.
Custos
Segundo a Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), Enquanto a arrecadação cai mês a mês, todos os custos municipais aumentam; do salário mínimo ao custo dos programas sociais. A carga de responsabilidade cresce numa proporção inversa sem uma solução a curto prazo. Diante da situação drástica, os prefeitos alagoanos buscam soluções administrativas, que possam amenizar os efeitos dos cortes financeiros, a preocupação é com a possibilidade de não pagar a folha dos servidores em dia.
Satisfeito
O deputado Antonio Albuquerque (PRTB) ficou satisfeito com a votação que seu filho, Nivaldo Albuquerque teve para deputado federal. Com vistas para as eleições em 2016, o parlamentar deve lançar seu filho candidato à prefeitura de Limoeiro de Anadia, onde mantém bases eleitorais.
Decepção
Em Coruripe, no Litoral Sul, o deputado João Beltrão e o agora deputado federal Marx Beltrão esperavam uma votação mais expressiva por parte do eleitorado da cidade. É que durante a campanha, quase que não dava para perceber as propagandas dos candidatos. No dia da comemoração, quem saiu à francesa foi o prefeito Joaquim Beltrão (PMDB), que está sendo contestado pela população e cobrado pela família.
Maus lençóis
O deputado Marquinhos Madeira (PT) quer saber quem ligou para uma rádio e disse que ele comprou votos em União dos Palmares. O caso está sendo investigado e pode complicar a eleição do petista a mais um mandato na Assembleia Legislativa do Estado.
Força Nacional
A Secretaria de Estado da Defesa Social de Alagoas (Seds) tem se empenhado no combate e prevenção de crimes em Alagoas. O secretário da pasta, Diógenes Tenório, fortaleceu a parceria com o Ministério da Justiça, prorrogando a permanência do efetivo da Força Nacional no Estado. Hoje, o reforço federal é composto por 110 policiais ostensivos, 36 policiais judiciários, seis peritos e vinte bombeiros a serviço dos alagoanos.
Renovação
Nos últimos quatro anos, a Defesa Social tem renovado o contrato de permanência com a Força Nacional e intensificado as ações da segurança pública em Alagoas. A última renovação ocorreu no dia 24 de setembro de 2014, sendo publicado na portaria nº 1.619, do DOU, com validade de 90 dias. Se necessário, a Seds pode encaminhar pedido para prorrogar o prazo. A Força Nacional atua de forma integrada com os órgãos do sistema de segurança pública, somando forças com o Batalhão de Operações Policiais Especiais nos locais com maior índice de crimes.
Diálogo
O Diálogo Municipalista, evento que pretende preparar os gestores municipais para os últimos anos de mandato, chega ao Nordeste. Nos dias 13 e 14 de outubro, o seminário vai acontecer na Barra de São Miguel, em Alagoas. Esta é a terceira edição do Diálogo, que tem como tema “Os caminhos para enfrentar a crise”. Na programação, os prefeitos irão participar de palestras sobre o movimento municipalista, sobre o Sebrae, além das orientações sobre as medidas para o enfrentamento da crise.
Rápidas
* Em novembro será realizada mais uma campanha de vacinação contra a Poliomielite. A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realizará esta etapa entre os dias 08 e 28. Para facilitar o acesso à imunização, unidades de saúde, shopping e supermercados também funcionarão como pontos de vacinação.
* O secretário municipal de Controle Interno participou esta semana da abertura do XII Encontro Alagoano de Contabilidade. O evento acontece no Hotel Jatiúca até o sábado (11). A secretária de Finanças Renata Fonseca também esteve presente e representou o prefeito Rui Palmeira. O secretário destacou também a importância dos profissionais da área contábil para a sociedade. “É um setor muito importante para gestões públicas e privadas. A classe contábil é fundamental para a economia do País”, frisou Mamede.
* O juiz Luciano Andrade de Souza, titular da 7ª Vara Cível de Maceió, determinou o imediato fechamento da Instituição Social Manassés, localizada no bairro da Jatiúca, na Capital. Com a decisão, a instituição não poderá abrigar novos pacientes e terá o prazo de 30 dias para corrigir diversas irregularidades apontadas pelo Ministério Público.
Mais lidas
-
1TRABALHO
Calendário de 2026 concentra feriados em dias úteis e amplia impacto sobre a gestão do trabalho
-
2SERVIÇO
IPVA 2026 RJ: confira o calendário de vencimentos por final de placa
-
3ABONO SALARIAL
PIS/Pasep 2026: confira o calendário de pagamentos e saiba quem tem direito ao benefício
-
4TRIBUTOS
IPVA 2026: Primeira parcela ou cota única começa a vencer nesta quarta-feira; confira como pagar
-
5EDUCAÇÃO E VALORIZAÇÃO PROFISSIONAL
Proposta reduz jornada de professores da educação básica para 30 horas semanais