Desceu a lenha

23/07/2014

Prefeito Jos AugustoManoel Messias e Valdy Idalino, vereadores por Igreja Nova - cidade localizada no Baixo São Francisco alagoano e distante 163 quilômetros de Maceió, foram entrevistados recentemente na rádio Triunfo FM, no programa “Igreja Nova é Notícia Especial”, pelo polêmico radialista Atiliano João de Deus. De cara, o vereador Manoel Messias disse que o prefeito José Augusto não sabe administrar e o chamou de mentiroso. “Mentiroso é ele” “Ele me chamou de mentiroso na rádio de Penedo quando uma mulher estava pedindo ajuda pra fazer um exame. Mentiroso é ele. E posso provar: estou com documento-bomba do Conselho da Saúde o denunciando ao Ministério Público. Ele fica dizendo que não tem dinheiro, mais, eu sei por que não tem dinheiro. E um dos motivos é a folha de pagamento que está igual um sapo, inchada”, desabafou o vereador.

“Prefeito papagaio”

Messias revelou que o ex-prefeito Neiwton Silva deixou nos cofres da municipalidade R$ 1,1 mi e ele dobrou para 2,2 mi. “Eu quero saber onde está o dinheiro do Município? Ele até agora não fez nada. A única coisa que fez foi melar os grupos escolares de verde. Por isso o povo o está chamando de Prefeito Papagaio. Cadê os transportes pra trazer o povo dos Povoados pra feira? Cadê as estradas que ele disse que ia fazer com as máquinas da Prefeitura? Cadê os médicos, remédios, a casa de apoio em Maceió para acomodar os pacientes? A merenda escolar, que ele disse na campanha que não ia faltar? Onde estar o dinheiro da taxa de iluminação pública que o povo paga, se as ruas estão às escuras? Ele tem que pagar as promessas mentirosas que fez ao povo”, cobrou o vereador.

Parou no tempo

O Vereador Valdy Idalino disse, por sua vez, que “infelizmente o município parou no tempo, porque o prefeito Augusto não saber administrar, entregou a Prefeitura para pessoas que não tem nada a ver com o município”. Segundo o Vereador, todo dinheiro da cidade está sendo levado para fora.

Falta tudo

“Foram gastos quase 300 mil reais com bandas no carnaval, enquanto faltam coisas que não podem faltar para o povo a exemplo de médicos, remédios controlados para de pressão, diabetes e para os usuários do Caps, merendas, transportes para doentes e estudantes, estradas, dentre outras produtos básicos no município”, completou o vereador.

Direito de resposta

O ex-assessor especial da Governadoria do Agreste, Francisco Azevedo, rebateu nota publicada na coluna de ontem (21) sobre o seu afastamento do cargo. Chico Azevedo, como é mais conhecido, esclareceu que o principal motivo da sua saída foi porque é primeiro suplente do candidato a Senador pelo PSDB, professor Eduardo Magalhães. Azevedo também explicou que será um dos coordenadores da campanha de Eduardo Tavares para o de Alagoas e portanto não procede a informação de que deixou a função para se dedicar a campanha do candidato ao governo Biu de Lira. “Sou filiado ao PSDB há 20 anos e fui presidente do Diretório Municipal do partido em Arapiraca por 12 anos”, disse Chico Azevedo para fazer, em seguida, outro esclarecimento: quem assumiu o cargo por sua indicação trabalha na Unidade de Emergência do Agreste como contratado, o que não impede de assumir a função.

Absurdo em Marechal

A informação está no site realdeodorense: “Alunos da Escola Municipal Professora Eleuza Galvão Rodas, em Marechal Deodoro, são obrigados a usar guarda-chuvas dentro da sala de aula em dias chuvosos. Isto por que há infiltrações (goteiras) no teto da 7ª série A”. A escola, situada na Rua Arthur Rego, no bairro Centro, já foi alvo de outras denúncias também referentes às péssimas condições estruturais.

Ministério Público

Em 2013, uma equipe de reportagem local denunciou que os dejetos provenientes de uma fossa corriam a céu aberto e que alimentos da merenda escolar estavam fora da validade. Na época, o Ministério Público chegou a ser acionado por professores, pais de alunos e Conselheiros Tutelares da região. Pouco mais de um ano depois a escola continua apresentando deficiências ‘espantosas’ em sua estrutura. Internautas procuraram o Alagoas24horas para denunciar a inusitada situação dos alunos e cobram um posicionamento do poder público.

Arapiraca

O padre Cícero Romão é tido como o cearense do século e um dos 100 maiores brasileiros de todos os tempos. No último domingo (20), foi celebrada uma missa em memória aos 80 anos de sua morte, em 1934. Em Arapiraca, o religioso foi reverenciado na “9ª Cavalcada de Padre Cícero”. O encontro de cavaleiros e amazonas ocorreu no bairro Olho d'Água dos Cazuzinhas com destino ao Rancho Santa Mônica, no bairro de Massaranduba, de propriedade do autônomo Gilvan Emílio da Silva, conhecido como Giva da Massaranduba.

Rápidas

... Este é um movimento solidário que visa à arrecadação financeira para os que não têm condições de viajar até Juazeiro do Norte, no estado do Ceará, onde os fiéis vão para pagar promessas ao padre Cícero. Todos estavam ali movidos pela fé.

... De acordo com o próprio Giba, há 10 anos, um fatídico incêndio acabou com toda a sua residência no bairro Planalto (então conhecido como Cohab Nova) e acarretou nele um Acidente Vascular Cerebral (AVC), deixando-o por alguns meses acamado.

... Naquele dia, ele teria feito uma promessa a padre Cícero que realizaria uma cavalgada em Arapiraca em reverência a ele, caso sua vida tivesse uma melhora. "Deste modo, no encontro anual, eu angariaria recursos e esta arrecadação iria para as pessoas que não podem ir para o Juazeiro", diz.

Blog da Redação

Blog da Redação

Blog da Redação é redigido pelos jornalistas da Tribuna do Sertão. Sempre com pautas impactantes.