É tudo ou nada

10/06/2014

Secretario Rogerio TeofiloAs eleições para o Governo de Alagoas anteciparam o clima da disputa pela Prefeitura de Arapiraca. De um lado a oposição comemora a pré-candidatura de Rogério Teófilo para vice-governador na chapa encabeçada pelo procurador Eduardo Tavares; do outro lado o grupo político da prefeita Célia Rocha ainda festeja a formação da chapa puro sangue do PMDB com Renan Filho e o ex-prefeito Luciano Barbosa.

Vale tudo O eleitor terá que se preparar para uma campanha difícil, com desdobramentos inimagináveis onde, com certeza, não faltará baixarias com denúncias escabrosas dos dois lados. E a visão é óbvia: quem vencer as eleições para o Governo do Estado certamente estará com o pé dentro da Prefeitura da segunda cidade mais importante de Alagoas em termos econômico e populacional.

Juntou os cacos É de domínio público um certo estremecimento da relação política entre Luciano Barbosa e a prefeita Célia Rocha que pegou uma administração cambaleante, cheia de problemas e partiu para o sacrifício, buscando apoio do próprio Barbosa e do presidente do Senado, Renan Calheiros. Célia ficou contrariada. A ajuda prometida durante a campanha não chegou nem a cavalo e ela teve que juntar os cacos para colocar a Casa em ordem.

Fez história Mas as promessas continuam e a prefeita arapiraquense, imbuída de bons propósitos, precisa acreditar e estendeu as mãos para embarcar em um trem com destino incerto. Se a chapa puro sangue vencer, a esperança continua. Se perder, a caminhada será espinhosa tanto em termos administrativos como político já que, certamente, terá enormes dificuldades para se eleger, partindo do pressuposto de que haverá uma perseguição implacável do Governo do Estado para sepultar a carreira de uma mulher guerreira que desembarcou de São Paulo na década de 80 e fez história como presidente da Câmara Municipal e prefeita de Arapiraca, desbancando velhos caciques da política partidária da terra do fumo. Biu está vivinho Mas na sucessão estadual não se pode subestimar a força do senador Benedito de Lira. Ele está “Vivinho da Silva”, apesar dos anos que pesam sobre seu ombro. Em campanha ele se supera e faz até “boi voar”. Quem conhece a política em Alagoas, sabe muito bem o que este colunista está se referindo. E para o eleitor, principalmente dos rincões interioranos da Terra dos Marechais, o dançarino Biu de Lira é sinônimo de festa, alegria e que contagia a massa por onde passa.

Se cochilar... Biu pode surpreender? Claro que pode. Para se avaliar o tamanho do problema que Renan Filho e Eduardo Tavares vão enfrentar, basta simplesmente ver a votação que Biu de Lira teve na sua reeleição para o Senado. Foram quase um milhão de votos. Isso mesmo: cerca de um milhão de votos. Portanto, subestimar a candidatura do “veinho” é burrice e os pré-candidatos sabem disso. Terão que colocar um olho no diabo e outro na cruz. E, se cochilar, o cachimbo cai. Não tenha dúvida disso.

Fofoca em Brasília Nos bastidores de Brasília, uma fofoca tem deixado muita gente com a orelha em pé, cabelo arrepiado e os olhos arregalados. Dizem que um deputado colocou R$ 6,5 milhões em uma mala e guardou o “suado” dinheirinho na suíte do seu apartamento. Pois bem. A empregada achou a botija, chamou o namorado, pegaram a graninha e sumiram por esse mundão afora. O deputado quase enfarta com o sumiço da mala e pediu ajuda de um experiente segurança do Congresso Nacional, que de cara o aconselhou: “Deixa pra lá”!!!! E justificou com uma indagação: “Como é que tu vai explicar a origem desse dinheiro homem de Deus?”. Bom, o deputado não deixou a peteca cair. Colocou detetives no encalço da empregada sabida e do seu namorado sortudo e correu para chorar nos ombros dos amigos empreiteiros. Parafraseando o mestre Nelson Rodrigues: É a vida como ela é.

Reconhecimento A informação é da jornalista Clau Soares: O reitor da Universidade Estadual de Alagoas, professor Jairo José Campos da Costa, e o vice-reitor, professor Clébio Correia da Costa, serão agraciados, no sábado (14), com o título de sócios honorários da Academia Arapiraquense de Letras e Artes (Acala). A solenidade será realizada no auditório do Campus I, em Arapiraca, a partir das 19 horas.

Comenda O professor da Uneal e sócio efetivo da Acala, Carlindo de Lira Pereira, explica que durante a cerimônia festiva, que acontece uma vez por ano, o reitor Jairo Campos também será condecorado com a Comenda Solon Barroso Barreto. Lira explica que Jairo Campos e Clébio Correia serão homenageados em virtude dos “relevantes serviços prestados à educação de Alagoas”.

Revista “Sinto-me honrado em receber esta homenagem. Por isso, espero contar com a presença de toda a comunidade acadêmica para prestigiar conosco este momento ímpar”, frisou Jairo Campos. Ainda na noite do sábado, será lançada a 13ª edição da revista anual da Acala que, este ano, conta com o apoio da Uneal. O ato será conduzido pelo presidente da Acala, Cláudio Olímpio.

RÁPIDAS

... Na semana em que se comemorou o Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado em 05 de junho, a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), com apoio da empresa de prestação de assistência técnica e extensão rural, e a participação de diversas instituições parceiras, realizou a “Semana Integrada de Prevenção da Contaminação por Uso de Agrotóxicos” para orientar os agricultores irrigantes dos perímetros irrigados Boacica, em Igreja Nova (AL), e Itiúba, em Porto Real do Colégio (AL), sobre a utilização segura desses produtos.

... As atividades foram encerradas na sexta-feira, 06 de junho, com o Dia D de recolhimento de embalagens de produtos.

... Segundo Solange Marcelino, da Unidade Regional de Meio Ambiente da Codevasf em Alagoas, a semana integrada reuniu diversos parceiros da companhia que atuam nos perímetros irrigados Boacica e Itiúba para um diálogo com os agricultores irrigantes sobre os cuidados que devem ser tomados para aqueles que fazem uso de produtos nas lavouras.

... “Acreditamos que trazendo essas instituições parceiras que também estão no dia a dia dos perímetros irrigados, como a Embrapa, o APL Rizicultura, entre outras, para uma conversa com agricultores, poderíamos trazer um resultado melhor para esse trabalho de orientação”, explicou.

Blog da Redação

Blog da Redação

Blog da Redação é redigido pelos jornalistas da Tribuna do Sertão. Sempre com pautas impactantes.