Transporte de jovens
Devido à crescente demanda de vagas para o transporte de jovens de Arapiraca para estudar em universidades em outros municípios, a prefeita Célia Rocha (PTB) manteve um novo contato, nesta quinta-feira (22), com o governador Teotonio Vilela Filho para assegurar a participação do Estado no programa de apoio aos universitários.
Ampliou
No início deste ano, a Prefeitura de Arapiraca conseguiu ampliar de 215 para 272 as vagas destinadas no Edital 001/2014 para o transporte dos estudantes, sobretudos os jovens de baixa renda que se deslocam diariamente para os campi da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e Instituto Federal de Alagoas (Ifal), na cidade de Palmeira dos Índios.
Dificuldade "É muito justo o pleito dos estudantes, e minha história de vida é dedicada ao apoio a todos eles. Mesmo com as dificuldades financeiras enfrentadas pelos municípios, nos últimos meses, como é de conhecimento de toda a imprensa, estamos assegurando transporte gratuito para esses jovens", afirmou Célia.
Mais vagas Ainda de acordo com a prefeita, desde o início deste ano que vem tentando sensibilizar o governo estadual para apoiar essa iniciativa. "Conseguimos, agora, contar com o apoio do governador nessa luta, que é de toda a sociedade. Para tanto, vamos lançar um novo edital, garantindo mais vagas para os novos universitários, já pensando na abertura de novos cursos nas universidades", destacou Célia.
Cinquentinhas O número de motos de 50 cilindradas- as famosas cinquentinhas- que circula em Arapiraca é algo alarmante. egundo informações da assessoria de comunicação da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), diariamente circulam seis mil cinquentinhas nas ruas da segunda maior cidade de Alagoas. Outro dado assustador refere-se ao número de cinquentinhas registradas no Denatran: apenas quatro unidades. Sim, apenas quatro motos.
Irregular São 5.996 desses veículos transitando de forma irregular em Arapiraca. Agora, com a nova resolução, os proprietários desses veículos serão obrigados a emplacar as motos de 50 cilindradas, depois que a Federação de Motoclubes e Moto Grupos de Alagoas (FMC/AL) ter entrado com uma ação ordinária para que a competência do registro e do licenciamento de ciclomotores, no caso as cinquentinhas, incluindo órgãos executivos municipais.
Capacete Além disso, para conduzir a moto, que possui motor de até 50 cilindradas e só atinge 50 Km por hora, é obrigatório o uso de capacete e possuir habilitação, segundo o Código de Trânsito Brasileiro.
Arapiraca Na sessão da última terça-feira (20), usuários do Serviço Social de Transporte (Sest) e do Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Senat), em Arapiraca, estiveram na Câmara Municipal, onde pediram aos vereadores que cobrem da prefeita Célia Rocha, o envio do projeto fazendo a doação do terreno para a construção do órgão.
Anadia O time de Futsal Feminino da Universidade Federal de Alagoas disputou no início do mês a tradicional Copa Intermunicipal de Futsal Feminino em Anadia e conquistou o vice-campeonato na competição, que contou com a participação de times do interior, da capital alagoana e também do Estado de Pernambuco. No total 13 times disputaram a copa.
Competição A equipe da Ufal foi comandada pelo professor Leandro Tavares que ressaltou o vice-campeonato como um grande resultado. “Essa foi nossa estreia na competição que já está em sua 9ª edição. Conquistar o 2º lugar dentre 13 times é motivo de comemoração para um estreante. No mais, é apenas a 3ª copa nesse modelo de disputa que a Ufal participa num intervalo de três anos, sem dúvida, o fato de ter pouca experiência em competições enaltece ainda mais o vice-campeonato”, destaca.
RÁPIDAS
... Trabalhar conjuntamente para enfrentamento às diversas modalidades do tráfico de pessoas foi à sugestão aceita pelos participantes da programação do 14º Ato do Programa Ufal em Defesa da Vida, liderado pela professora e socióloga Ruth Vasconcelos, marcando na quinta-feira, dia 22, a continuidade da vasta programação para discutir a cruel realidade ainda persistente no Estado de Alagoas e no país.
... A exibição de um filme enfocando a exploração e escravização de trabalhadores da cultura canavieira e a sua migração para outros estados, principalmente Mato Grosso, abriu a segunda parte do debate que teve como foco o tráfico de pessoas, que não afeta só ao homem do campo, mas também a sua família.
... Relatos como “sou viúva de marido vivo” assim como a angústia de muitas mulheres pela falta de notícias de seus companheiros foram mostrados durante o filme.
... Mas, diante de tanto sofrimento, alguns relatos de trabalhadores chamam a atenção pela esperança ainda existente de “que dias melhores virão”, e pelo conformismo amparado na fé: “se não deu certo agora é porque Deus não quis”.
Mais lidas
-
1DEFESA E TECNOLOGIA
Caça russo Su-35S é apontado como o mais eficiente do mundo, afirma Rostec
-
2VIDA PROFISSIONAL
Despedida de William Bonner: dicas de Harvard para equilibrar trabalho e vida pessoal
-
3ABUSO DE AUTORIDADE E AMEAÇA
Escândalo em Alagoas: Secretário Julio Cezar ameaça usar o poder do Estado contra subtenente do Exército
-
4TV E ENTRETENIMENTO
'Altas Horas' recebe Ludmilla e Arnaldo Antunes neste sábado
-
5CONCURSO
Paulo Dantas anuncia 11 mil vagas no maior concurso público da história de Alagoas