Incra denuncia que ‘que há interesses alheios’ nas manifestações do MVT
28/11/2013
Sede do Incra tem sido alvo das manifestações (foto G1)[/caption]
O Incra resolveu jogar duro com o grupo dos trabalhadores rurais liderados por Marcos Antonio dos Santos, o Marrom, que coordena o Movimento Via do Trabalho (MVT).
A superintendente em Alagoas, Lenilda Lima, contou com o apoio do presidente do Incra, Carlos Guedes, em Brasília, e do Sinteal, para divulgar uma nota comunicando que foram suspensas as negociações e paralisadas as análises — que os técnicos do órgão já realizavam sobre a pauta de reivindicações — até que cessem as ocupações.
Sem meias palavras, a nota diz que “não há mais dúvidas de que há interesses alheios à pauta da reforma agrária”. O Incra ainda estuda a possibilidade de adotar medidas judiciais pelos danos ao patrimônio público.
Marrom não esconde que a principal reivindicação é o afastamento de Lenilda Lima. Ele argumenta que a reforma agrária não avança em Alagoas por culpa da superintendente. Entretanto, as reivindicações dos trabalhadores rurais já assentados é outra. Esses novos proprietários de terra reconhecem que os recursos chegam a Alagoas, mas reclamam que não é administrado por eles.
O verdadeiro motivo das manifestações parece ser mesmo a disputa pelo controle de recursos do governo federal. Uma fonte, que não quis se identificar, revelou o que poderia ser uma pista para descobrir os tais “interesses alheios”. Ela indicou que a proximidade do início em Alagoas do programa “Minha Casa Minha Vida Rural” — que oferece subsídios para a construção ou reforma de imóveis dos agricultores familiares, trabalhadores e aposentados rurais com renda anual de até R$ 15 mil — tem provocado intensa movimentação dos interessados nos milhões de reais que serão administrados pelo Incra.
Lenilda Lima, pelo seu compromisso com as lutas dos trabalhadores, deve ganhar essa quebra de braços. Pelas manifestações de apoio, a superintendente do Incra deverá ficar onde está.
Com a suspensão das negociações, o MVT fez várias manifestações no Centro de Maceió durante a tarde de hoje (28). No início da noite, o congestionamento de veículos dificultou o retorno para casa de muita gente.
Mais lidas
-
1DEFESA E TECNOLOGIA
Caça russo Su-35S é apontado como o mais eficiente do mundo, afirma Rostec
-
2VIDA PROFISSIONAL
Despedida de William Bonner: dicas de Harvard para equilibrar trabalho e vida pessoal
-
3COMUNICAÇÃO
TV Asa Branca Alagoas amplia cobertura e passa a operar também via parabólica em Banda KU
-
4TV E ENTRETENIMENTO
'Altas Horas' recebe Ludmilla e Arnaldo Antunes neste sábado
-
5CONCURSO
Paulo Dantas anuncia 11 mil vagas no maior concurso público da história de Alagoas