sábado, 25 de setembro de 2021

Blogs

Oscar 2022: Academia convida 395 profissionais de 50 países para integrar grupo de votantes

A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas (AMPAS), divulgou na última quinta-feira (1) os novos membros convidados para participar da entidade que organiza o Oscar. A célere lista de convidados conta com 395 profissionais de diversas áreas de pelo menos 50 países. Essa leva de novos membros será uma tentativa de aumentar a diversidade, essa que há anos é discutida e exigida pelos profissionais técnicos, atores e cineastas que compõe a suntuosa indústria cinematográfica de Hollywood. A informação é do portal  ‘‘G1’’.

Segundo apurado pelo ‘‘G1’’, esse grupo seleto contará com os seguintes profissionais brasileiros: Wagner Moura (“Tropa de elite”) e os produtores Andrea Barata Ribeiro (“Cidade de Deus”), Fabiano Gullane (“Uma História de Amor e Fúria”) e Paula Barreto (“João, o Maestro”). Além deles, foram convidados João Atala, documentarista de “Democracia em Vertigem” (2019), Anna Van Steen, maquiadora de “Bingo: O Rei das Manhãs” (2017), a roteirista e diretora de curtas Carolina Markowicz, de “O Órfão” (2018), e a editora Karen Akerman, de “Simonal: Ninguém Sabe o Duro que Dei” (2009).

O ‘‘G1’ confirmou que a produtora Emilie Lesclaux também está na lista. Ela é francesa, mas mora no Brasil e produziu filmes como “Bacurau” (2019) e “Aquarius” (2016), dirigidos pelo marido, o cineasta Kleber Mendonça Filho.

Curiosamente, apesar de muito mais curta do que em 2020, que anunciou 819 novos integrantes, a lista de 2021 segue sendo um esforço da organização para aumentar a diversidade entre seus membros.

“Para permitir um crescimento estável e assegurar a infraestrutura, os recursos de equipe e o ambiente necessários para apoiar todos os membros da Academia, o número de convidados para se tornarem membros foi limitado a cerca de metade dos anos recentes”, afirmou a Academia no anúncio.

Em números, o  ‘‘G1’’ estimou os seguintes dados: Neste ano, 53% dos novos nomes são de fora dos Estados Unidos. 46% são mulheres, e 39% são de grupos étnicos ou raciais com pouca representatividade. A lista conta com 89 indicados ao Oscar, com 25 ganhadores entre eles. Com as novidades, o número de integrantes que podem votar no Oscar deve chegar a cerca de 9.750, de acordo com o site Deadline — desde que todos os 395 convidados aceitem a solicitação.

Como lembra a ‘‘Rolling Stone Brasil’’ e o site ‘‘Omelete’’, além dos brasileiros, outros nomes conhecidos na indústria cinematográfica foram convidados, como as atrizes Maria Bakalova, Vidya Balan, Nicole Beharie, Carrie Coon, Laverne Cox, Andra Day, Clea DuVall, Eiza González, Kimberly Norris Guerrero, Ye-ri Han, Vanessa Kirby, Issa Era, Jurnee Smollett e Yuh-Jung Youn.

Os atores Yahya Abdul-Mateen II, Kingsley Ben-Adir, Hugh Bonneville, Jesse Borrego, Henry Golding, Eiza González, Nicholas Guest, Nathan Lane, Jonathan Majors, Luis Gerardo Méndez, Ramsey Nouah, Leslie Odom, Jr., Robert Pattinson, Clarke Peters, Paul Raci, Stephen Root, Isiah Whitlock, Jr. e Steven Yeun.

E os cineastas Muhammad Al Darraji, Michael Almereyda, Kaouther Ben Hania, Wayne Blair, Lizzie Borden, Janicza Bravo,Craig Brewer, Lee Isaac Chung, Cherien Dabis, Nia DaCosta, Andrew Dosunmu, Sean Durkin, Emerald Fennell, Johnathan Glazer, Nicole Tristan Kassell, Shaka King, Darius Marder, Nina Menkes, Alexander Nanau, Derek Kwok-cheung Tsang, George C. Wolfe, Cathy Yan e Florian Zeller.

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *