sábado, 25 de setembro de 2021

Blogs

Looke exibe o festival ‘8 ½ Festa do Cinema Italiano’, entre 17 e 27 de junho

Com acesso gratuito, a programação traz filmes inéditos no Brasil. Entre os destaques estão: ‘A Vida Solitária de Antonio Ligabue’, de Giorgio Diritti, que deu ao ator Elio Germano o Urso de Ouro de Melhor Ator no Festival de Berlim (2020) ‘, ‘Fábulas Sombrias’, dos irmãos Damiano D’Innocenzo e Fabio D’Innocenzo, também premiado em Berlim com o Urso de Prata de Melhor Roteiro e ‘Rômulo & Remo: O Primeiro Rei’, uma ousada produção totalmente falada em proto-latim que reconta o mito dos fundadores de Roma.

Entre 17 e 27 de junho, a plataforma brasileira de streaming Looke, exibe o “8 ½ Festa do Cinema Italiano”, evento gratuito que traz as mais recentes e prestigiadas produções italianas ao público brasileiro. Promovido pelos Institutos Italianos de Cultura do Rio de Janeiro e de São Paulo, o festival conta com o suporte institucional da Embaixada da Itália em Brasília e da rede diplomático-consular italiana no Brasil, conta com patrocínio da Generali Seguros, assim como o apoio do Istituto Luce Cinecittà. O acesso aos filmes pode ser feito pelo site festival – www.festadocinemaitaliano.com.br e por meio da plataforma Looke (www.looke.com.br).  Para assistir é necessário realizar um cadastro gratuito no Looke. Os filmes podem ser acessados via web, Smart TV, tablet e nos principais suportes iOS e Windows.

A programação será aberta com “As Irmãs Macaluso” (La Sorelle Macaluso), de Emma Dante, longa que teve sua estreia mundial no Festival de Veneza (2020). Entre as estreias no Brasil destacam-se “A Vida Solitária de Antonio Ligabue” (Volevo Nascondermi), de Giorgio Diritti, premiado com o Urso de Prata na categoria Melhor Ator para Elio Germano, no Festival de Berlim (2020); “Fábulas Sombrias” (Favolacce), dos irmãos Fabio e Damiano D’Innocenzo, ganhador do Urso de Prata de Melhor Roteiro em Berlim (2020), “Rômulo & Remo: O Primeiro Rei” (Il Primo Re), de Matteo Rovere, que levou o prêmio David di Donatello de Melhor Fotografia 2020 para Daniele Ciprì e Volare (Tutto il Mio Folle Amore), de Gabriele Salvatores (Oscar de Melhor Filme Estrangeiro em 1991 com Mediterraneo), que fez sua première mundial no Festival de Veneza 2021.

“Rômulo & Remo: O Primeiro Rei”

Na programação não poderiam faltar as comédias que, além de serem sucesso de bilheteria, também lançam um olhar inteligente sobre a vida na Itália contemporânea. Entre os títulos do gênero estão “Troca Tudo!” (Cambio Tutto!), do diretor Guido Chiesa, e o divertido “Bangla”, de Phaim Bhuiyan, longa premiado como a melhor comédia italiana de 2019, que narra as aventuras amorosas de um italiano filho de imigrantes de Bangladesh. O evento conta, ainda, uma seção especial focada em Alice Rohrwacher, uma das realizadoras italianas mais prestigiadas da atualidade.

Na edição realizada no ano passado, também com acesso gratuito, o festival trouxe 20 filmes, atingindo 154.380 espectadores, com 90 mil usuários diferentes em todas as regiões do Brasil.

“A Vida Solitária de Antonio Ligabue”

 

* Com informações cedidas por Felipe Nascimento e Renata Cajado da Assessoria de imprensa do Looke.

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *