Artigos

A vitória sobre os humanos

Arnaldo Niskier 09/12/2025
A vitória sobre os humanos
Arnaldo Niskier - Foto: Arquivo

Não demorou muito e já se assinalam vitórias da máquina sobre os seres humanos. Empresas de IA agora pedem engajamento, como se fossem redes sociais. Na Internet se registra um número de artigos escritos por inteligência artificial maior do que o produzido por humanos. Este ano, 53,5% são gerados por máquinas. As empresas de IA agora falam em ferramentas para uso em tarefas práticas.

Na “Folha de São Paulo” pode-se ler que um modelo de negócio passa a ser movido por IA. A Open AI, por exemplo, anunciou que vai permitir conversas sexuais da sua IA com adultos. E lançou o Sora, aplicativo focado em vídeos curtos, como TikTok, produzidos com IA. Caminha-se para torná-la “companheira”, o que vai gerar o que pode causar dependência emocional, como prevê o jornalista Ronaldo Lemos, na citada “Folha”.

A consequência desse avanço é que a IA será de extrema valia em problemas como luto e ansiedade em geral, com o emprego de palavras adequadas para cada oportunidade.

Existe também o uso para o enfrentamento dos assustadores riscos climáticos, como ficou demonstrado na COP30. A Noruega está à frente desse processo. O fundo não foi criado como passatempo, já que vai movimentar uma soma impressionante de recursos (2 trilhões de dólares). Ainda não foi bem compreendida a atitude dos Estados Unidos, que negocia a sua complicada adesão ao Fundo. Por ora, a sua força provém das receitas e do gás do Estado norueguês, que se manifestou com muita empolgação desde os primeiros momentos em que a ideia foi divulgada. O governo norueguês dialoga com as empresas nas quais investe e usa um recurso infalível, ameaçando cortar relações se há alguma transgressão notória. Lamenta-se muito que os Estados Unidos, sob a orientação de Donald Trump, está dando as costas às empresas de energias renováveis em favor dos combustíveis fósseis. Há todo um trabalho diplomático para tentar reverter essa situação, por enquanto sem sucesso. Mas vejam que a decisão da Noruega é muito forte. O país escandinavo já alcançou mais de 2 trilhões de dólares. Investe em mais de 8.500 empresas no mundo inteiro e espera um êxito ainda maior, com a divulgação da excelência da sua iniciativa.