Artigos
Necessidades superiores
As necessidades do corpo, ao serem supridas, não plenificam o indivíduo por completo, mas apenas parcialmente. É importante reconhecer e legitimar também as necessidades superiores, as quais podem passar despercebidas, caso a pessoa não saia do automatismo da existência. Agir de forma rotineira, automática, sem pensamentos críticos e consciência plena faz com que o ego e o instinto, como dupla da herança ancestral animal, conduzam e comandem a vida. Não questionar esta liderança é se perder no caminho, pois é fundamental que o indivíduo alcance voos superiores.
Viver é muito mais do que suprir as necessidades fisiológicas, ou das sensações momentâneas do prazer. É ir além dos deveres.
Se o sexo indistinto supre o momento, carece de polimento maior dos sentimentos. O amor e os sentimentos sublimes só aparecem com o tempo, a dedicação e a afinidade refinada. É preciso investir e cuidar, como em qualquer outra área da vida. Agir por sensações momentâneas e passageiras apenas supre o ego, o orgulho, mas não o Self. Quem se identifica com o passageiro não consegue colher depois o eterno, o infinito, as boas lembranças que fazem do indivíduo legítimo portador de luz e amor. Mais do que a pressa para degustar e curtir a vida, a responsabilidade para seguir adiante o que realmente importa.
Para muitos, as demandas inferiores imperam. Para os despertos, as necessidades superiores como filão de ouro a ser descoberto e explorado. Apenas assim a vida tem sentido de forma a conduzir a satisfação consigo mesmo e com o universo bendito de Deus.
Mais lidas
-
1TRABALHO
Calendário de 2026 concentra feriados em dias úteis e amplia impacto sobre a gestão do trabalho
-
2SERVIÇO
IPVA 2026 RJ: confira o calendário de vencimentos por final de placa
-
3ABONO SALARIAL
PIS/Pasep 2026: confira o calendário de pagamentos e saiba quem tem direito ao benefício
-
4TRIBUTOS
IPVA 2026: Primeira parcela ou cota única começa a vencer nesta quarta-feira; confira como pagar
-
5EDUCAÇÃO E VALORIZAÇÃO PROFISSIONAL
Proposta reduz jornada de professores da educação básica para 30 horas semanais