Artigos
A inesquecível Terezinha Saraiva

No recesso da Academia Brasileira de Educação, da qual era vice-presidente, ficamos entristecidos com o falecimento da professora Terezinha Saraiva. Nos últimos tempos, por inspiração de Carlos Alberto Serpa, ela serviu à Fundação Cesgranrio, com a competência de sempre.
Três vezes Secretária de Educação do Rio de Janeiro, a primeira das quais no Governo Carlos Lacerda, deixou um trabalho notável por onde passou, sempre com a preocupação de alcançar a plenitude democrática, com a educação de tempo integral e aberta a todos.
Tive com ela muitas e proveitosas conversas e o tema recorrente não poderia ser outro: o aperfeiçoamento da educação brasileira, pela qual ambos lutávamos nos tempos em que servimos a governos do Rio de Janeiro. Sua atuação, ao lado do prefeito Marcos Tamoyo, foi também exemplar. O Rio conheceu tempos de destaque em sua educação oficial.
Em seus últimos anos, Terezinha Saraiva dedicou-se a um trabalho social de primeira ordem, junto às favelas do Rio Comprido, onde se situa a Fundação Cesgranrio. Sempre tratou a educação como prioridade absoluta, onde quer que estivesse. Trabalhou até quase os 100 anos de vida.
Com 7 netos e 3 bisnetas, Terezinha afirmou seguidas vezes que “educação e cultura são indissociáveis”. Era esse o seu pensamento, que repetia insistentemente. Sempre quis ser professora. Foi uma escolha pessoal.
Considerava ser um produto do Instituto de Educação, a quem atribuía a sua formação. A mãe, paulista, era também professora. Se tivesse que repetir, faria tudo novamente. “Não me arrependo de nada.”
Começou a lecionar com 17 anos, primeiro numa escola em Jacarepaguá. Tem muito orgulho de ter trabalhado durante 15 anos numa escola no Morro do Salgueiro, o que explica o seu prestígio naquela região.
Foi pioneira nos trabalhos do Censo Escolar. Tinha muito orgulho de ser a primeira mulher a ser nomeada Secretária de Estado de Educação e Cultura, cargo que exerceu com muito brilho. Certamente, Terezinha Saraiva foi uma das figuras mais importantes da nossa educação.
Mais lidas
-
1CRIME
Duas prisões por crimes de pedofilia chocam Palmeira dos Índios
-
2FUTEBOL
CSA e ASA podem ser beneficiados com “virada de mesa” da CBF
-
3TELEVISÃO
TV Gazeta negocia possível afiliação com a Band em Alagoas
-
4VOO DE GALINHA
TV Asa Branca estreia como afiliada da Globo em Alagoas, mas sinal chega a apenas três cidades
-
5POLÍCIA
Artista ‘Mamulengo das Alagoas’ é preso em Maceió suspeito de estupro e roubo