Alagoas

Sesau realiza Oficina de Transferência de Tecnologia do Projeto TeleNordeste em Maceió

Profissionais de saúde e representantes dos municípios de Alagoas participaram da oficina, que discutiu estratégias para ampliar o acesso à telessaúde no Estado.

28/05/2026
Sesau realiza Oficina de Transferência de Tecnologia do Projeto TeleNordeste em Maceió
Oficina do Projeto TeleNordeste reúne profissionais e gestores da saúde em Maceió para ampliar telessaúde. - Foto: Suely Melo / Ascom Sesau

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) realizou, na última quarta-feira (27), a Oficina de Transferência de Tecnologia do Projeto TeleNordeste. O evento ocorreu no Centro Universitário Unima, no bairro Cruz das Almas, em Maceió, reunindo representantes dos municípios alagoanos, profissionais da saúde e equipes técnicas envolvidas na implantação e expansão da telessaúde no Estado.

O objetivo do workshop foi compartilhar experiências, estratégias e modelos de implantação dos serviços de telessaúde, ampliando o acesso da população aos atendimentos especializados por meio da tecnologia.

Durante a abertura, a superintendente de Atenção e Ações de Saúde da Sesau, Karini Omena, enfatizou a importância das ferramentas digitais para fortalecer o cuidado em saúde e garantir maior acesso aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).

Ampliação da TeleNordeste em Alagoas

Karini Omena destacou que um workshop reuniu representantes dos municípios de Alagoas e a equipe técnica do Hospital da Beneficência Portuguesa, abordando a relevância da tecnologia no cuidado à saúde. Ela também publicou o lançamento do projeto Saúde Até Você Digital, do Governo de Alagoas, ressaltando que o uso dessas tecnologias é fundamental para melhorar o acesso e promover a equidade.

O superintendente explicou que o Projeto TeleNordeste começou a ser implementado em Alagoas em duas regiões de saúde, a segunda e a décima. Em 2023, a gestão estadual determinou o potencial da iniciativa e, em parceria com o Hospital da Beneficência Portuguesa, o Ministério da Saúde e o Conass, ampliou o acesso para todos os municípios alagoanos, permitindo que todos pudessem utilizar as teleinterconsultas com especialistas da Beneficência Portuguesa.

Segundo Karini, o projeto é realizado diretamente nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), aproximando especialistas, profissionais da Atenção Primária e pacientes. “A consulta ocorre de forma triangular: o médico da unidade básica, o especialista via plataforma digital e o usuário, fornecendo um diagnóstico e tratamento mais precisos”, explicou.

Compartilhamento de experiências

Vivian Balan, especialista de projetos da TeleNordeste, ressaltou a importância do momento de compartilhar a experiência acumulada pelo programa ao longo dos últimos quatro anos. “A oficina de transferência de tecnologia pelo Projeto TeleNordeste é fundamental, pois agora estamos transferindo todo esse conhecimento para Alagoas”, afirmou.

Durante a programação, foram debatidos temas como o panorama da telessaúde e suas modalidades, evidências científicas, modelos operacionais, governança, infraestrutura tecnológica, financiamento, implantação de serviços, monitoramento e desafios enfrentados pelos municípios.