Alagoas

Marcelo Beltrão participa de reunião com Lula durante Marcha dos Prefeitos em Brasília

Presidente da AMA integrou comitiva que apresentou ao governo federal reivindicações sobre crise fiscal e aumento de despesas nos municípios

Redação 21/05/2026
Marcelo Beltrão participa de reunião com Lula durante Marcha dos Prefeitos em Brasília
Presidente da AMA Marcelo Beltrão - Foto: Reprodução

O presidente da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), Marcelo Beltrão, participou nesta quarta-feira (20) de uma reunião com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, no Palácio do Planalto, em Brasília. O encontro reuniu representantes do movimento municipalista de todos os estados brasileiros para discutir os principais desafios enfrentados pelas prefeituras do país.

A reunião aconteceu durante a XXVII Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, considerada a maior mobilização municipalista do Brasil e que reúne milhares de prefeitos, vereadores e gestores públicos na capital federal. O encontro com Lula foi realizado após o presidente não conseguir participar presencialmente da programação oficial do evento.

Marcelo Beltrão integrou a comitiva da Confederação Nacional de Municípios (CNM), ao lado de dirigentes de entidades estaduais, para apresentar ao governo federal uma pauta de reivindicações relacionadas ao financiamento das cidades, ao crescimento das despesas obrigatórias e às dificuldades fiscais enfrentadas pelas administrações municipais.

Durante a reunião, o presidente da CNM, Paulo Ziulkoski, defendeu que o governo federal deixe de criar novas obrigações financeiras para os municípios sem indicar fontes de custeio. Segundo ele, prefeitos de todo o país enfrentam forte pressão orçamentária provocada pelo aumento de gastos permanentes, incluindo projetos que ampliam pisos salariais.

Em resposta, Lula afirmou que o governo federal irá criar uma equipe técnica conjunta para aprofundar o diálogo com os municípios e avaliar as demandas apresentadas pelos gestores públicos. Apesar da sinalização, representantes municipalistas demonstraram preocupação com a ausência de medidas concretas anunciadas durante o encontro.

Nos bastidores da Marcha dos Prefeitos, Marcelo Beltrão também destacou a expressiva participação de gestores alagoanos na mobilização deste ano. De acordo com a AMA, a delegação de Alagoas está entre as maiores já enviadas pelo estado ao evento nacional.