Alagoas

Hemoal realiza cadastro para doação de medula óssea no Ifal do Benedito Bentes nesta quarta-feira

Ação busca ampliar número de voluntários no Redome e facilitar transplantes em pacientes com doenças hematológicas

19/05/2026
Hemoal realiza cadastro para doação de medula óssea no Ifal do Benedito Bentes nesta quarta-feira
Cadastro para doação de medula óssea é realizado pelo Hemoal no Ifal Benedito Bentes, em Maceió. - Foto: Carla Cleto / Ascom Hemoal

O Hemocentro de Alagoas (Hemoal) realiza, nesta quarta-feira (20), um mutirão de cadastro para doação de medula óssea no Campus Benedito Bentes do Instituto Federal de Educação Tecnológica de Alagoas (Ifal), em Maceió. A iniciativa acontece das 8h às 13h e tem como objetivo ampliar o número de alagoanos cadastrados no Registro Nacional dos Doadores de Medula Óssea (Redome), que atualmente conta com 70.211 voluntários.

Por meio deste cadastro, o Hemoal pretende facilitar o acesso de pacientes que necessitam de transplante de medula óssea, especialmente aqueles acometidos por doenças hematológicas graves, como a leucemia, conhecida popularmente como câncer do sangue.

“Promovemos mais uma ação itinerante para aumentar o número de alagoanos cadastrados para a doação de medula óssea. É muito difícil encontrar um doador compatível, pois apenas um em cada 100 mil apresenta compatibilidade genética necessária. Por isso, ampliar esse número é fundamental”, destaca a diretora do Hemoal, a médica hematologista Verônica Guedes.

Critérios para se cadastrar

Para ser doador de medula óssea, o voluntário não pode ter histórico de câncer hematológico ou doença autoimune e deve estar na faixa etária entre 18 e 35 anos. É necessário apresentar documento de identificação com foto, comprovante de residência e Cartão SUS, além de realizar a doação de 5 ml de sangue para análise genética.

No momento do cadastro, o voluntário preenche um formulário com dados pessoais. O código genético extraído da amostra de sangue será cruzado com informações do Cadastro de Receptores de Medula Óssea (Rereme), a fim de verificar compatibilidade com pacientes que aguardam o transplante.

A doação

Caso seja encontrada compatibilidade, o doador voluntário será chamado para exames complementares. Em seguida, será realizada a doação por meio de punção na medula óssea, procedimento em que se coleta uma quantidade do líquido esponjoso, posteriormente transplantado em pacientes com leucemia.