Alagoas

Secdef alcança 950 crianças e adolescentes em ações do Maio Laranja em Alagoas

Programa estadual amplia atividades de prevenção e combate ao abuso e à exploração sexual em escolas e projetos sociais de diversos municípios alagoanos.

18/05/2026
Secdef alcança 950 crianças e adolescentes em ações do Maio Laranja em Alagoas
Ações do Maio Laranja alcançam 950 crianças e adolescentes em escolas e projetos de Alagoas. - Foto: Eduarda Sobral / Ascom Secdef

O Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, celebrado em 18 de maio, marca em Alagoas a intensificação das ações do programa estadual Todo Dia é 18 de Maio: do Sertão ao Litoral, Protegendo Nossas Crianças e Adolescentes do Abuso e Exploração Sexual, coordenado pela Secretaria de Estado da Cidadania e da Pessoa com Deficiência (Secdef).

Neste mês de maio, cerca de 950 crianças e adolescentes já foram beneficiados pelas iniciativas promovidas pela Superintendência da Criança e do Adolescente, que inclui atividades de promoção, defesa e fortalecimento da rede de proteção em diferentes municípios alagoanos. A programação prossegue nas próximas semanas, conforme o calendário estadual do Maio Laranja.

A estratégia é desenvolvida de forma continuada desde o primeiro trimestre de 2024, transformando escolas em espaços de diálogo, informação e construção de redes de autoproteção para crianças e adolescentes.

A primeira unidade atendida neste mês foi a Escola Estadual Coronel Francisco Alves da Mata, onde estudantes do 1º ao 5º ano participaram de atividades voltadas ao reconhecimento dos limites do corpo, identificação de sinais de violência e orientação sobre proteção.

As ações fazem parte do calendário unificado do Governo de Alagoas para o Maio Laranja, apresentado oficialmente durante o Painel ECA Digital, realizado em abril na Universidade Federal de Alagoas (Ufal), com a presença de representantes da rede de proteção, profissionais da educação e instituições parceiras.

Além das atividades presenciais, as escolas recebem kits da cartilha “De Prevenção à Violência: Eu Me Protejo Alagoas”, material utilizado como ferramenta de orientação e apoio às ações educativas.

As atividades já passaram por escolas estaduais e municipais de cidades como Anadia, São Sebastião e Santa Luzia do Norte, além de unidades da capital. Nos próximos dias, a programação segue para municípios como Marechal Deodoro e Piaçabuçu, no Baixo São Francisco, além do Ifal Maceió, onde as ações serão direcionadas à formação de estudantes das licenciaturas.

O programa também alcançou as categorias de base dos clubes alagoanos CRB e CSA, levando o debate sobre proteção, prevenção e direitos para adolescentes atendidos pelos projetos esportivos.

A estratégia chegou ainda a 60 municípios alagoanos por meio de formações voltadas à primeira infância nas Creches Cria, em parceria com a Secretaria de Estado da Primeira Infância (Secria), incluindo cidades como Delmiro Gouveia e Porto Real do Colégio.

A secretária executiva de Cidadania da Secdef, Anne Caroline Fidelis de Lima, destacou a importância da presença contínua das ações nos territórios. “Quando trabalhamos prevenção dentro das escolas, estamos criando espaços de orientação, cuidado e proteção para crianças e adolescentes. Esse trabalho contínuo ajuda a aproximar a rede das comunidades e contribui para que situações de violência sejam identificadas mais cedo”, afirmou.

Já a secretária de Estado da Cidadania e da Pessoa com Deficiência, Francine Bomfim, ressaltou a importância da mobilização permanente em defesa da infância e da adolescência. “O enfrentamento à violência contra crianças e adolescentes exige presença nos territórios, diálogo com as escolas e construção coletiva com a rede de proteção. O programa Todo Dia é 18 de Maio nasce justamente desse compromisso de fazer com que a proteção aconteça de forma contínua, chegando às diferentes regiões do estado”, destacou.

As ações do Maio Laranja continuam sendo realizadas em diversas regiões de Alagoas ao longo das próximas semanas.