Alagoas

Inmet emite alerta amarelo de chuvas intensas para Maceió e mais 47 municípios de Alagoas

Aviso prevê ventos de até 60 km/h e acumulado de chuva que pode chegar a 50 mm por dia; órgãos de segurança recomendam cautela à população

Redação 16/05/2026
Inmet emite alerta amarelo de chuvas intensas para Maceió e mais 47 municípios de Alagoas
Inmet alerta para chuvas até este domingo - Foto: Arquivo

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu, na manhã deste sábado (16), um alerta amarelo de perigo potencial para chuvas intensas em Alagoas. O aviso, que engloba a capital Maceió e outros 47 municípios do estado, permanece válido até as 23h59 deste domingo (17).

Segundo o órgão federal, a previsão para o período indica volumes de chuva entre 20 mm/h e 30 mm/h, podendo atingir o acumulado de até 50 mm por dia. As precipitações devem vir acompanhadas de ventos intensos, com rajadas variando de 40 km/h a 60 km/h. Apesar do cenário, o Inmet classificou como baixo o risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.

Recomendações e canais de emergência

Para garantir a segurança da população e mitigar possíveis incidentes, as autoridades federais divulgaram uma série de instruções preventivas:

Proteção contra vento e raios: Em caso de rajadas de vento, a orientação é não se abrigar debaixo de árvores, devido ao risco de quedas e descargas elétricas.

Cuidado com veículos: Motoristas devem evitar estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda.

Segurança residencial: É recomendável evitar o uso de aparelhos eletrônicos conectados diretamente às tomadas durante as tempestades.

Em caso de emergência ou necessidade de suporte, a população deve acionar a Defesa Civil pelo telefone 199 ou o Corpo de Bombeiros pelo número 193.

Cidades em alerta

Além de Maceió, a faixa de atenção abrange municípios da Região Metropolitana, Zona da Mata e Litoral alagoano. Confira a lista completa das localidades afetadas:

Anadia

Atalaia

Barra de Santo Antônio

Barra de São Miguel

Boca da Mata

Branquinha

Cajueiro

Campestre

Campo Alegre

Capela

Chã Preta

Colônia Leopoldina

Coqueiro Seco

Flexeiras

Ibateguara

Jacuípe

Japaratinga

Jequiá da Praia

Joaquim Gomes

Jundiá

Maragogi

Marechal Deodoro

Maribondo

Mar Vermelho

Matriz de Camaragibe

Messias

Murici

Novo Lino

Paripueira

Passo de Camaragibe

Paulo Jacinto

Pilar

Pindoba

Porto Calvo

Porto de Pedras

Quebrangulo

Rio Largo

Roteiro

Santa Luzia do Norte

Santana do Mundaú

São José da Laje

São Luís do Quitunde

São Miguel dos Campos

São Miguel dos Milagres

Satuba

União dos Palmares

Viçosa