Alagoas
Alagoas institui grupo de trabalho para elaboração do Plano Estadual LGBTQIA+
Portaria publicada no Diário Oficial marca avanço na formulação de políticas públicas para a população LGBTQIA+ em Alagoas.
A publicação, no Diário Oficial do Estado, da portaria que institui o Grupo de Trabalho (GT) responsável pela elaboração do Plano Estadual LGBTQIA+ representa um passo estratégico na política de direitos humanos em Alagoas. A iniciativa faz parte das ações do Governo do Estado voltadas à promoção da igualdade, respeito à diversidade e fortalecimento da cidadania.
Coordenado pela Secretaria de Estado dos Direitos Humanos (SEDH), o Grupo de Trabalho tem como missão conduzir a elaboração do Plano Estadual LGBTQIA+. O documento irá estabelecer diretrizes, metas e ações para a promoção de direitos e a ampliação do acesso a serviços públicos para a população LGBTQIA+.
O plano busca estruturar políticas públicas transversais, abrangendo áreas como educação, saúde, assistência social, trabalho, cultura, segurança pública e planejamento, com o objetivo de garantir um atendimento qualificado e inclusivo.
A composição do GT é interinstitucional, contando com representantes de diversos órgãos do Poder Executivo estadual, da Assembleia Legislativa, da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e do Conselho Estadual LGBT. Essa formação assegura diálogo técnico e participação social durante a construção do documento.
Participam do Grupo de Trabalho as secretarias estaduais dos Direitos Humanos; Educação; Saúde; Assistência Social, Trabalho, Emprego e Qualificação; Segurança Pública; Planejamento; Cultura; a Procuradoria Geral do Estado; a Assembleia Legislativa; a Universidade Federal de Alagoas (UFAL); além do Conselho Estadual LGBT.
Segundo o secretário de Estado dos Direitos Humanos, Marcelo Nascimento, a institucionalização do GT consolida o compromisso do Governo de Alagoas com políticas públicas estruturadas, baseadas em diálogo intersetorial e participação social, com foco na promoção da igualdade de direitos e no enfrentamento de diversas formas de discriminação.
Com a formalização do Grupo de Trabalho, o Estado inicia a etapa de elaboração técnica do Plano, que irá sistematizar diagnósticos, propor diretrizes e orientar a implementação de ações integradas em âmbito estadual.
Mais lidas
-
1FESTIVIDADES
Existe feriado no carnaval? Como funciona para a empregada doméstica?
-
2TRAGÉDIA
Vídeos de detetive flagrando traição foram o estopim para secretário matar os próprios filhos em Itumbiara
-
3TRABALHO
Calendário de 2026 concentra feriados em dias úteis e amplia impacto sobre a gestão do trabalho
-
4EDUCAÇÃO E VALORIZAÇÃO PROFISSIONAL
Proposta reduz jornada de professores da educação básica para 30 horas semanais
-
5SERVIÇO
IPVA 2026 RJ: confira o calendário de vencimentos por final de placa