Alagoas
Hospital Regional de Palmeira dos Índios amplia cuidados paliativos para pacientes oncológicos e com outras doenças
Unidade prioriza alívio de sintomas e qualidade de vida, oferecendo assistência humanizada a pacientes e familiares.
Diferente dos hospitais que atuam exclusivamente no tratamento do câncer, o Hospital Regional de Palmeira dos Índios (HRPI) oferece cuidados paliativos com foco no paciente. A unidade prioriza o alívio de sintomas e o tratamento de outras enfermidades e complicações, relacionadas ou não ao câncer ou ao tratamento oncológico.
Os cuidados paliativos consistem em medidas de assistência destinadas a promover a qualidade de vida dos pacientes e de seus familiares. A abordagem busca prevenir e aliviar o sofrimento, por meio da identificação precoce de sintomas, avaliação criteriosa e tratamento adequado da dor, além de outros sintomas físicos e psicológicos.
A paciente Valmira Cordeiro Vicente, diagnosticada com câncer, recebeu atendimento paliativo devido a um quadro de pneumonia. Para a família, essa assistência é fundamental para evitar a progressão da doença e proporcionar maior conforto à paciente.
“São profissionais muito capacitados e cuidadosos com os pacientes. Nós sabemos da gravidade que já existe. Queremos ver melhora na situação atual e que ela respire melhor”, destacou Manuel Alves, acompanhante de Valmira Cordeiro Vicente.
 (1).jpeg)
Formação continuada
Com o objetivo de aprimorar ainda mais a assistência, profissionais do setor participaram, nesta terça-feira (10), de uma capacitação sobre cuidados paliativos. O treinamento abordou temas como manejo da dor, controle de sintomas, comunicação adequada com pacientes e familiares, além de práticas de cuidado humanizado.
Para Rayanne Kelly, enfermeira-chefe do setor de oncologia paliativa do HRPI, o trabalho da equipe vai além do cuidado clínico. “É preciso proporcionar os melhores momentos possíveis, aliviando a dor que surge a cada dia. Manter o foco no conforto e na integridade do paciente é essencial. Nossa equipe está preparada para lidar com as mais diversas situações e atua de forma integrada para levar conforto mesmo em momentos difíceis”, ressaltou.
Além do acompanhamento clínico, os cuidados paliativos incluem apoio contínuo às famílias, com orientações claras e suporte emocional durante todo o processo de tratamento. Em situações de agravamento do quadro clínico, a assistência prioriza o conforto, a dignidade e o respeito às decisões do paciente, reafirmando o compromisso do HRPI com uma assistência humanizada e integral.
Mais lidas
-
1TRABALHO
Calendário de 2026 concentra feriados em dias úteis e amplia impacto sobre a gestão do trabalho
-
2SERVIÇO
IPVA 2026 RJ: confira o calendário de vencimentos por final de placa
-
3EDUCAÇÃO E VALORIZAÇÃO PROFISSIONAL
Proposta reduz jornada de professores da educação básica para 30 horas semanais
-
4FESTIVIDADES
Existe feriado no carnaval? Como funciona para a empregada doméstica?
-
5LUTO NO SERTÃO
Ex-vice-prefeito Édson Magalhães morre atropelado em Santana do Ipanema; liderança marcou os últimos 20 anos na região