Alagoas

Jornada Pedagógica 2026 marca preparação da rede estadual para o início das aulas

Evento reúne gestores e educadores para alinhar práticas pedagógicas e fortalecer a identidade alagoana na era digital

Kaique Pacheco / Ascom Seduc 09/02/2026
Jornada Pedagógica 2026 marca preparação da rede estadual para o início das aulas
Gestores e educadores participam da Jornada Pedagógica 2026 para alinhar práticas nas escolas estaduais. - Foto: Alexandre Teixeira / Ascom Seduc

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) iniciou, nesta segunda-feira (09), a Jornada Pedagógica nas escolas da rede estadual de ensino. Até a próxima quarta-feira (11), educadores participam de formações e discussões voltadas ao planejamento, alinhamento institucional e consolidação da gestão escolar para o ano letivo de 2026, além do acolhimento dos estudantes. O início das atividades foi marcado pela posse dos 600 gestores que atuarão no biênio 2026–2027, realizada no último dia 06.

O tema do ano letivo de 2026, “Cultura, territórios e identidades alagoanas na era digital”, propõe reflexões sobre inovação, pertencimento e valorização da identidade local, norteando as práticas pedagógicas que serão desenvolvidas ao longo do ano nas escolas da rede estadual.

A volta às aulas na rede estadual ocorrerá em dois momentos: o primeiro grupo de escolas inicia as atividades em 12 de fevereiro, após a Jornada Pedagógica entre os dias 9 e 11. O segundo grupo começa em 23 de fevereiro, com a Jornada realizada de 19 a 21 do mesmo mês.

Ano letivo 2026 e organização das escolas

De acordo com o superintendente da Rede Estadual de Ensino, Artur Ferreira, a Jornada Pedagógica marca oficialmente o início do ano letivo e assegura que as escolas comecem as atividades alinhadas às diretrizes da Seduc.

Para Angélica de Cássia, gestora da Escola Estadual Graciliano Ramos, em Palmeira dos Índios, a Jornada Pedagógica é um momento essencial de planejamento para o início das aulas. Ela destaca que o tema de 2026 promove a integração entre tecnologia, cultura e identidade alagoana, utilizando tecnologias digitais e inteligência artificial como ferramentas pedagógicas. “A proposta é pensar práticas que dialoguem com a realidade dos estudantes e valorizem os territórios alagoanos”, ressalta.

A gestora explica que a Jornada será dividida em três etapas: acolhida da equipe, formação pedagógica e planejamento do primeiro dia de aula. “Esse planejamento garante que todos estejam preparados para receber os estudantes”, afirma.

Caderno de Orientações subsidia gestão e planejamento das escolas

Para apoiar a realização da Jornada Pedagógica, a Seduc entregou aos gestores um caderno com orientações institucionais para a organização administrativa, pedagógica e curricular das escolas da rede estadual. O material sistematiza diretrizes obrigatórias, reduz divergências interpretativas e contribui para a unidade da política educacional da rede.

O documento está estruturado em eixos temáticos que abordam planejamento escolar e gestão administrativa, oferecendo orientações pedagógicas sobre etapas e modalidades de ensino, avaliação das aprendizagens e políticas transversais de apoio ao estudante. A proposta é permitir uma consulta prática e direcionada, conforme as demandas de cada unidade escolar, sempre em articulação com o Projeto Político-Pedagógico e o Plano de Ação da escola.

Segundo a superintendente de Desenvolvimento do Ensino Infantil, Fundamental e Políticas Educacionais da Seduc, Fabiana Dias, “o caderno traz orientações que dão segurança à atuação na escola e fortalecem a gestão em rede, com a Seduc, as regionais e as unidades de ensino caminhando juntas”.