Alagoas

No Dia do Gráfico, Imprensa Oficial celebra o trabalho de quem faz a informação circular

Profissionais gráficos unem tradição, tecnologia e criatividade na produção de livros e materiais essenciais para a sociedade.

Bruno Soriano / Ascom Imprensa Oficial 07/02/2026
No Dia do Gráfico, Imprensa Oficial celebra o trabalho de quem faz a informação circular
Profissionais gráficos da Imprensa Oficial celebram seu papel na produção de livros e materiais essenciais. - Foto: Bruno Soriano / Ascom Imprensa Oficial

Celebrado neste sábado, 7 de fevereiro, o Dia Nacional do Profissional Gráfico foi instituído em 1923 como uma homenagem a quem exerce papel fundamental na disseminação da informação, aliando tecnologia e sustentabilidade. Na Imprensa Oficial Graciliano Ramos, os operadores gráficos também utilizam criatividade para desenvolver soluções em comunicação visual, sendo responsáveis pela confecção de diversos materiais, do livro ao cartão de visita.

Operar máquinas gráficas exige habilidade e atenção. Os ajustes de papel e tinta são apenas parte do processo, que só se conclui com o acabamento, englobando corte, dobra e encadernação. Cada etapa é pensada conforme a necessidade do contratante, assegurando não apenas eficiência operacional, mas principalmente qualidade à impressão.

A revolução digital transformou a sociedade, e o trabalho gráfico não ficou de fora dessas mudanças. Mesmo assim, a atividade permanece essencial diante de novas demandas, como destaca o supervisor de produção gráfica da Imprensa Oficial, Lourenço Monte.

“Muita gente ainda prefere o livro ao tablet, apesar de todos sabermos que a digitalização é um caminho sem volta, especialmente pela questão ambiental. Mas não ficamos parados no tempo. A publicação do Diário Oficial do Estado, desde o início da pandemia da Covid-19, ocorre apenas no meio eletrônico”, ressalta Lourenço, frisando a importância da capacitação diante do avanço tecnológico.

Arlesson Vieira atua como gráfico há oito anos e revela o orgulho de trabalhar 'no coração' da gráfica do Governo de Alagoas. “Agradeço à Imprensa Oficial pela oportunidade que recebi em 2018. Trabalho no setor de gravação das chapas, acompanhando todo o processo de produção, do pequeno ajuste ao controle de qualidade, pois técnica e tecnologia precisam caminhar juntas. É assim que transformamos ideias em realidade”, afirma Arlesson.

Aguinaldo Gomes também se orgulha de sua trajetória como gráfico. “Devo tudo o que tenho ao meu trabalho. Posso dizer que sou gráfico desde adolescente, quando estudava no Lar São Domingos. Já perdi a conta de quantos livros ajudei a fazer, e isso me enche de alegria”, conta Aguinaldo.

“Sou gráfico há mais de trinta anos. Sinto-me realizado por ter ajudado a materializar tantos projetos, como os livros vendidos na Bienal Internacional do Livro de Alagoas, incentivando as pessoas a lerem cada vez mais”, reforça o colega Jaelson da Silva.