Alagoas
Ronda no Bairro adota esquema especial durante fim de semana de prévias carnavalescas
Operação reúne mais de 100 agentes, equipes bilíngues e ações sociais para reforçar a segurança na orla de Maceió
O programa Ronda no Bairro vai intensificar a segurança de proximidade neste fim de semana, durante as apresentações dos blocos carnavalescos em mais uma etapa das prévias na orla marítima de Maceió. O esquema seguirá o mesmo modelo do fim de semana anterior e será realizado em parceria com a Polícia Militar de Alagoas.
Para a operação, estão previstas 32 guarnições operacionais por dia, somando mais de 100 agentes envolvidos em ações de policiamento comunitário e preventivo.
De acordo com o secretário de Estado de Prevenção à Violência, Ricardo Dória, a integração do Ronda no Bairro em eventos de grande porte é fundamental para o êxito das ações de segurança.
“O Ronda no Bairro é uma política pública estruturada do Governo de Alagoas, que, sob a liderança do governador Paulo Dantas, vem fortalecendo ações de prevenção à violência e à segurança cidadã. Em eventos como as prévias carnavalescas, essa atuação planejada garante mais organização, cuidado com as famílias e tranquilidade para a população”, destacou Dória.
O patrulhamento será reforçado nas ruas paralelas e perpendiculares à orla, sob responsabilidade do Ronda no Bairro, enquanto a PM atuará no corredor oficial dos desfiles. As ações incluem viaturas, bicicletas, motocicletas, patrulhamento a pé e uso de patinetes elétricos, com o objetivo de garantir segurança e tranquilidade nas áreas de maior circulação de foliões.
Social e bilíngue
Assim como no fim de semana passado, o Ronda no Bairro levará à orla suas equipes sociais e agentes bilíngues, ampliando o alcance das ações preventivas. “É um reforço importante junto à população, com a distribuição gratuita de pulseiras de identificação para crianças”, explica a superintendente do RB, tenente-coronel Josiene Lima.
Ela ressalta que é fundamental que as famílias estejam atentas aos cuidados em eventos com grande concentração de pessoas. “Durante as prévias carnavalescas, aumenta consideravelmente o risco de crianças se perderem dos pais ou responsáveis. Por isso, orientamos que procurem nossos agentes sociais e solicitem as pulseiras de identificação infantil, que são gratuitas e auxiliam bastante nesses casos”, orienta Josiene.
No momento da entrega, os responsáveis devem preencher a pulseira com o nome da criança, do responsável e um número de telefone para contato. Os agentes sociais estarão posicionados em dois pontos da orla: em frente à nova sede da Oplit, na Praça Gogó da Ema, em Ponta Verde; próximo ao Marco dos Corais e em frente à Feirinha de Artesanato, na Pajuçara.
Os agentes bilíngues também estarão em atuação, com foco especial no atendimento aos turistas, prestando informações e oferecendo suporte em situações que demandem orientação ou auxílio.
Mais lidas
-
1TRABALHO
Calendário de 2026 concentra feriados em dias úteis e amplia impacto sobre a gestão do trabalho
-
2SERVIÇO
IPVA 2026 RJ: confira o calendário de vencimentos por final de placa
-
3EDUCAÇÃO E VALORIZAÇÃO PROFISSIONAL
Proposta reduz jornada de professores da educação básica para 30 horas semanais
-
4LUTO NO SERTÃO
Ex-vice-prefeito Édson Magalhães morre atropelado em Santana do Ipanema; liderança marcou os últimos 20 anos na região
-
5TRIBUTOS
IPVA 2026: Primeira parcela ou cota única começa a vencer nesta quarta-feira; confira como pagar