Alagoas

Sedics incentiva participação de negócios de impacto em festival internacional de curtas-documentários

Empreendimentos da Região Metropolitana de Maceió podem inscrever projetos no MegaCities ShortDocs até fevereiro de 2026

Livia Leão / Ascom Sedics 06/02/2026
Sedics incentiva participação de negócios de impacto em festival internacional de curtas-documentários
Sedics estimula negócios alagoanos a participarem do festival internacional MegaCities ShortDocs. - Foto: Ascom Sedics

A Secretaria de Estado do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (Sedics) anuncia a abertura das inscrições para a 11ª edição do Festival MegaCities ShortDocs, evento internacional que destaca soluções urbanas inovadoras por meio do audiovisual. As inscrições seguem abertas até 18 de fevereiro de 2026, exclusivamente pelo site oficial do festival.

Com apoio da Estratégia Nacional de Economia de Impacto (Enimpacto) e em parceria com o Sistema Nacional de Economia de Impacto (Simpacto), a organização brasileira do prêmio apresenta, neste ano, a Categoria Especial de Melhor Curta em Solução de Impacto. A categoria é voltada para negócios de impacto socioambiental positivo que estejam inscritos no Cadimpacto e desenvolvam soluções inovadoras.

Empreendimentos da Região Metropolitana de Maceió, que atuem em prol do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 12 (Consumo e Produção Responsáveis), estão convidados a participar. Os interessados devem produzir curtas-documentários de até quatro minutos, apresentando a solução proposta, sua inovação, relevância para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e o impacto gerado na comunidade ou no ambiente urbano.

Os participantes concorrem a prêmios em dinheiro, reconhecimento internacional e experiências exclusivas, como convites para o Festival de Cinema de Cannes, apoio à produção e exibição em canais parceiros.

A iniciativa é direcionada a empreendimentos localizados exclusivamente nos estados integrantes do Simpacto (AL, CE, ES, PE, RN) que atuem nas respectivas regiões metropolitanas.

A Superintendência de Desenvolvimento e Sustentabilidade da Sedics mantém-se como ponto de apoio para auxiliar negócios alagoanos na preparação das inscrições, oferecendo orientação sobre critérios de participação e promovendo parcerias que possam fortalecer as propostas audiovisuais e ampliar a visibilidade das soluções desenvolvidas no estado.

“Temos o compromisso de fortalecer os negócios de impacto em Alagoas, ampliando o acesso a oportunidades nacionais e internacionais. Essa nova categoria do festival é uma vitrine estratégica para soluções inovadoras que geram impacto socioambiental positivo, e estamos à disposição para orientar e apoiar os empreendimentos interessados em participar, desde a inscrição até o fortalecimento das suas propostas”, afirma a superintendente de Desenvolvimento e Sustentabilidade, Camila Marinho.