Alagoas
Referência nacional: Programa Novo Lar, Nova Vida atrai atenção de movimentos sociais do Paraná
Iniciativa alagoana que garante moradia digna para pessoas em situação de rua desperta interesse de lideranças do Sul do país.
O coordenador do Movimento Nacional da População em Situação de Rua no Paraná, Leonildo Monteiro, esteve em Alagoas para conhecer de perto o Programa Novo Lar, Nova Vida. Instituído pela Lei Nº 1799/2025 e sancionado pelo governador Paulo Dantas, o programa oferece os auxílios Moradia e Novo Lar a pessoas em situação de rua no estado.
Durante a visita, Leonildo conheceu a residência de uma beneficiária do programa em Maceió, acompanhando o trabalho multiprofissional realizado semanalmente pela equipe da iniciativa. Ele também esteve na Secretaria de Prevenção à Violência de Alagoas (Seprev), responsável pela coordenação do Novo Lar, Nova Vida, onde foi recebido pelos secretários Ricardo Dória e Fernando Holanda.
“O importante é que se trata de uma lei estadual que garante esse recurso e que não é um paliativo. Fiquei muito feliz aqui, vim conhecer esse projeto e vou levar para o Paraná para convencer o nosso governador e os nossos prefeitos que criem leis que garantam moradias com dignidade, assim como acontece aqui em Alagoas”, afirmou Leonildo Monteiro, destacando ainda a receptividade dos secretários da Seprev e dos integrantes do movimento em Alagoas.
O Auxílio Moradia assegura habitação digna por meio do aluguel social, com valor máximo de R$ 800. As casas alugadas são entregues com enxoval, garantindo condições adequadas para os beneficiários. Proprietários interessados em alugar seus imóveis podem se cadastrar pelo site da Seprev.
“Esse programa é resultado da decisão do governador Paulo Dantas de olhar com responsabilidade e sensibilidade para a população em situação de rua. O Novo Lar, Nova Vida transforma essa prioridade em política pública, garantindo moradia, acompanhamento e dignidade a quem mais precisa. Quando outros estados vêm conhecer essa iniciativa, fica claro que Alagoas está no caminho certo”, destacou Ricardo Dória, secretário de Estado de Prevenção à Violência.
O programa foi criado após o 1º Censo da População em Situação de Rua, que entrevistou 2.265 pessoas na capital e no interior, com o apoio do Movimento Nacional de Pessoas em Situação de Rua, parceiro fundamental do Governo de Alagoas nesse trabalho.
“É muito importante receber a visita do Leonildo Monteiro em Alagoas, principalmente para que ele veja o quanto o nosso estado tem avançado. Enquanto lutamos em nível nacional por políticas viabilizadas por decretos, em Alagoas temos uma lei fundamental que criou o Programa Novo Lar, Nova Vida e também o Ronda no Bairro, que protege a população em situação de rua”, ressaltou Rafaelly Machado, alagoana que coordena o movimento nacionalmente.
Para Rafaelly, a presença de um coordenador de outro estado para conhecer o programa demonstra que Alagoas está servindo de exemplo. “Leonildo veio para conhecer e buscar implementar essa política no Paraná. Então, sermos modelo para a região Sul significa que estamos avançando nesse trabalho intersetorial, com várias secretarias e um olhar sensível e humano, garantindo os direitos da população em situação de rua de Alagoas”, concluiu a coordenadora.
Mais lidas
-
1TRABALHO
Calendário de 2026 concentra feriados em dias úteis e amplia impacto sobre a gestão do trabalho
-
2SERVIÇO
IPVA 2026 RJ: confira o calendário de vencimentos por final de placa
-
3EDUCAÇÃO E VALORIZAÇÃO PROFISSIONAL
Proposta reduz jornada de professores da educação básica para 30 horas semanais
-
4LUTO NO SERTÃO
Ex-vice-prefeito Édson Magalhães morre atropelado em Santana do Ipanema; liderança marcou os últimos 20 anos na região
-
5TRIBUTOS
IPVA 2026: Primeira parcela ou cota única começa a vencer nesta quarta-feira; confira como pagar