Alagoas

Escolas alagoanas devem responder à segunda etapa do Censo Escolar 2025 a partir do dia 19

Levantamento nacional coleta informações sobre rendimento e movimentação escolar até 30 de março

Ana Paula Lins/Ascom Seduc 06/02/2026
Escolas alagoanas devem responder à segunda etapa do Censo Escolar 2025 a partir do dia 19
Alunos em sala de aula: escolas de Alagoas devem informar rendimento e movimentação no Censo Escolar 2025. - Foto: Alexandre Teixeira/Ascom Seduc

A segunda etapa do Censo Escolar, considerada a principal pesquisa estatística da Educação Básica no Brasil, terá início no próximo dia 19. Todas as escolas públicas e privadas de Alagoas, assim como as demais do país, têm até o dia 30 de março para preencher o levantamento por meio do Sistema Educacenso.

Nesta fase, as unidades de ensino devem informar dados sobre rendimento e movimentação escolar, incluindo índices de aprovação, reprovação, abandono, evasão e transferência de estudantes. Já na primeira etapa, são declarados os dados referentes às matrículas.

“As informações relativas à movimentação e rendimento são utilizadas no cálculo do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), que combina as taxas de desempenho dos estudantes nas provas do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb) e os dados de rendimento e movimentação escolar”, explica Altair Soares, gerente especial de Informações Estatísticas da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e coordenador estadual do Censo em Alagoas.