Alagoas
Sesau realiza o I Encontro Estadual da Estratégia Amamenta e Alimenta Brasil
Evento reúne gestores e técnicos para debater avanços e desafios da nutrição infantil em Alagoas
A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) promoveu, nesta quinta-feira (5), o I Encontro Estadual da Estratégia Amamenta e Alimenta Brasil em Alagoas. Realizado no auditório da Escola de Governo, em Maceió, o evento reuniu gestores e técnicos municipais da Atenção Básica para discutir os avanços e desafios da nutrição infantil no Estado.
Durante a abertura, a superintendente de Atenção Primária e Ações Estratégicas da Sesau, Karine Omena, ressaltou a relevância do programa para a saúde e bem-estar da população. "A Estratégia Amamenta e Alimenta Brasil em Alagoas é uma iniciativa do governo federal que prepara os profissionais para auxiliar e acompanhar as mulheres no período de amamentação, contribuindo para o desenvolvimento saudável das crianças e fortalecendo o vínculo emocional entre mãe e bebê", afirmou a superintendente.
A técnica da Coordenação de Saúde da Criança, Adolescentes e Jovens do Ministério da Saúde, Gabriela Rios, abordou os desafios regionais do programa. "Cada região tem especificidades e só por meio do trabalho conjunto entre as esferas federal, estadual e municipal é possível avançar para garantir mais segurança às mães e crianças", destacou Gabriela.
A Estratégia
Lançada em 2012, a Estratégia Nacional para Promoção do Aleitamento Materno e Alimentação Complementar Saudável no Sistema Único de Saúde (SUS) — Estratégia Amamenta e Alimenta Brasil (EAAB) — tem como objetivo qualificar o trabalho dos profissionais da Atenção Básica. A iniciativa do Ministério da Saúde visa estimular a promoção do aleitamento materno e da alimentação saudável para crianças menores de dois anos no âmbito do SUS.
A ação resulta da integração de duas iniciativas importantes: a Rede Amamenta Brasil e a Estratégia Nacional para a Alimentação Complementar Saudável (ENPACS). Unidas, essas ações fortalecem o compromisso de ampliar a formação de recursos humanos na Atenção Básica.
Mais lidas
-
1TRABALHO
Calendário de 2026 concentra feriados em dias úteis e amplia impacto sobre a gestão do trabalho
-
2SERVIÇO
IPVA 2026 RJ: confira o calendário de vencimentos por final de placa
-
3ABONO SALARIAL
PIS/Pasep 2026: confira o calendário de pagamentos e saiba quem tem direito ao benefício
-
4ECONOMIA
Vencimento do IPVA 2026 começa para veículos com placas de final 0 no Rio
-
5TRIBUTOS
IPVA 2026: Primeira parcela ou cota única começa a vencer nesta quarta-feira; confira como pagar