Alagoas

Secretários de Cultura do Nordeste propõem candidatura do forró ao título de Patrimônio Imaterial da Humanidade

Fabia Assumpção / Agência Alagoas 04/02/2026
Secretários de Cultura do Nordeste propõem candidatura do forró ao título de Patrimônio Imaterial da Humanidade
Paulo Dantas sugere Nota Técnica para a proposta da candidatura do forró à Patrimônio da Humanidade

O governador Paulo Dantas, que assume a presidência do Consórcio Nordeste nesta quinta-feira (5),  garantiu apoio à proposta dos secretários de Cultura dos nove estados nordestinos de candidatar o forró ao título de Patrimônio Imaterial da Humanidade pela Unesco. Os integrantes da Câmara Temática da Cultura tiveram o encontro com o governador na tarde desta quarta-feira (4), no salão de Convenções do Hotel Jatiúca, onde evento está sendo realizado.

Paulo Dantas sugeriu a elaboração de uma Nota Técnica a ser apresentada aos governadores que estarão presentes na reunião do Consórcio Nordeste com todos os pontos da proposta.

"Estou muito motivado e animado para fazermos uma grande governança nesse espaço de tempo que estarei à frente do Consórcio Nordeste", assegurou Paulo Dantas. Ele sugeriu cada câmara deve definir cinco eixos estratégicos para ser apresentada ao consórcio. "Eu, como presidente do Consórcio Nordeste, digo, com muita tranquilidade, que o instrumento da presidência será usado para beneficiar todos os nove estados da região", acentuou Paulo Dantas.

O coordenador da Câmara Temática da Cultura, Pedro Santos, secretário de Cultura da Paraíba, explicou que o grupo tem uma pauta organizada entre uma ação focada no Brasil e outra para a promoção da cultura brasileira no exterior. "O consórcio Nordeste possui várias ações, e a cultura é uma delas. Nós realizamos um grande festival de forró em Lily, na França, e esse ano a gente pretende levar o forró para a China", anunciou Pedro Santos.

Entre as ações da Câmara Temática da Cultura está a candidatura do forró como Patrimônio da Humanidade. "Os secretários de Cultura buscaram pautar nos seus respectivos estados, e temos diversas ações em parceria, inclusive com a Câmara do Turismo, porque todas essas áreas estão interligadas", observou Pedro, demonstrando seu entusiasmo pela gestão do governador Paulo Dantas na presidência do consórcio.

"O governador Paulo Dantas já tem um olhar muito atento à cultura; a gente vê nas ações que são realizadas aqui no âmbito estadual. Então, eu acredito que a gente vai seguir dando passos importantes para consolidar, não apenas a cultura a nível regional, mas, principalmente, fortalecer nossa câmara temática, que é um espaço de convergência e troca de experiências", acentuou.

Para a secretária de Estado da Cultura, Melina Freitas, a reunião da Câmara Temática da Cultura em Alagoas é um momento importante para o setor.

"Nós sabemos do compromisso do governador com a cultura e as artes. Existem algumas pautas que nós entendemos serem prioritárias para a Câmara Temática de Cultura, entre elas, o fortalecimento do processo que está em andamento de tornar o forró Patrimônio Imaterial da Humanidade", pontuou Melina.

Segundo ela, a reunião da Câmara Temática da Cultura é um momento de intercâmbio, de debates, de diálogo e de rodas de negócios.

"A economia criativa é uma indústria que gera emprego, renda e que, acima de tudo, representa a identidade do povo nordestino. Então, é um outro tema que nós entendemos como prioridade para esse primeiro momento", destacou Melina.

A secretária de Cultura Criativa do Ministério da Cultura, Claudia Leitão, defendeu que a economia criativa é fundamental para o desenvolvimento econômico e social dos estados nordestinos.

"Essa economia, chamada de criativa, está crescendo no mundo há 30 anos, e é impressionante o resultado que ela obtém hoje no PIB dos países de todos os continentes. É uma economia que parece invisível, mas que está começando a fazer a diferença em relação ao que a gente chama de soft power dos países", enfatizou Cláudia.

 

O secretário de Estado das Relações Federativas e Internacional, Júlio César, ressaltou que o governador Paulo Dantas tem dado um grande apoio para divulgar a cultura e o artesanato alagoano, a exemplo do Programa Alagoas Feito à Mão, que vem levando o trabalho artesanal alagoano para todo mundo.