Alagoas

Consórcio Nordeste: Câmara Temática da Agricultura discute produção de alimentos saudáveis

Ana Beatriz Rodrigues / Agência Alagoas 04/02/2026
Consórcio Nordeste: Câmara Temática da Agricultura discute produção de alimentos saudáveis
O encontro contou com a participação de representantes dos nove estados da região - Foto: Pei Fon

Durante a reunião da Câmara Temática (CT) da Agricultura do Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável do Nordeste, nesta quarta-feira (4), no Hotel Jatiúca, a produção de alimentos saudáveis foi o principal tema em debate. O encontro contou com a participação de representantes dos nove estados da região.

“A articulação da agricultura veio muito antes da própria criação do Consórcio Nordeste. Para nós, este tem sido um espaço de muita construção. O Consórcio Nordeste dá uma lição ao restante do país. Estamos superando o paradigma da competição entre os estados para estabelecer uma nova fase: a da cooperação. O Consórcio é o exercício prático e cotidiano de uma nova governança de políticas públicas, servindo de exemplo nacional e internacional”, explicou Alexandre de Oliveira, coordenador da CT e secretário de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar do Rio Grande do Norte.

A CT discutiu a importância do investimento na agricultura familiar, responsável por uma parcela expressiva da produção de alimentos que chegam diariamente à mesa dos brasileiros. Entre os exemplos apresentados, estiveram o Projeto Dom Hélder Câmara III e o Programa Alimentos Saudáveis (PAS Nordeste).


“O principal assunto em pauta foi a produção de alimentos para abastecer os programas existentes, com foco especial no Alagoas Sem Fome. Nosso objetivo é manter a produção para o consumo próprio e garantir a venda do excedente, permitindo que as pessoas alcancem autonomia e saiam da situação de vulnerabilidade. Esperamos que Alagoas contribua bastante com essa causa”, destacou o secretário de Agricultura, Marcelo Melo.




A reunião também contou com a apresentação de projetos bem-sucedidos, como o Dom Hélder Câmara III (PDHC III), iniciativa do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA) voltada ao combate à pobreza rural e à promoção do desenvolvimento sustentável no Semiárido brasileiro.

“O PDHC tem como foco a agricultura familiar, a agroecologia, a segurança alimentar e a inclusão produtiva, por meio da Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER), com apoio do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA) e parcerias locais. O projeto atende famílias em situação de vulnerabilidade social, priorizando mulheres, jovens, povos indígenas e comunidades tradicionais, com o objetivo de fortalecer a produção sustentável e o acesso aos mercados”, explicou Ana Elsa Munarini, diretora do Departamento de Desenvolvimento Territorial e Socioambiental da Secretaria de Governança Fundiária, Desenvolvimento Territorial e Socioambiental.

O presidente eleito do Consórcio Nordeste, Paulo Dantas, também visitou a reunião da CT e destacou o papel de Alagoas na temática.

“Nós temos 18 câmaras temáticas, mas uma das mais propositivas, que mais entrega, discute, reúne e apresenta resultados com ânimo e motivação, é a Câmara da Agricultura Familiar. Este é o espaço para organizar toda a equipe do Consórcio Nordeste, que vem, ao longo dos últimos anos, ganhando cada vez mais credibilidade e consistência. O grupo tem apresentado discussões inovadoras e buscado soluções para a nossa região que, com absoluta certeza, também são soluções para o Brasil”, afirmou Paulo Dantas.