Alagoas

Comunidade Xukuru-Kariri participa de ação de proximidade da Segurança Pública

Programa Interior Seguro leva prevenção, cidadania e diálogo à Aldeia Fazenda Canto, fortalecendo laços entre forças de segurança e indígenas em Alagoas.

Alan Fagner / Ascom SSP 28/01/2026
Comunidade Xukuru-Kariri participa de ação de proximidade da Segurança Pública
Ação da SSP aproxima forças de segurança da comunidade Xukuru-Kariri em Alagoas. - Foto: Ascom SSP

Por meio do Programa Interior Seguro, a Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP) promoveu, nesta terça-feira (27), uma ação de aproximação junto à Aldeia Fazenda Canto, do povo Xukuru-Kariri, no interior de Alagoas. A iniciativa ocorreu na Escola Estadual Indígena Pajé Miguel Selestino da Silva, com o objetivo de fortalecer o vínculo e a presença das forças de segurança na comunidade indígena.

Segundo o chefe de Polícia Comunitária, capitão Alex Acioli, o programa também busca ampliar as ações voltadas à proteção das comunidades indígenas em todo o estado, priorizando a prevenção de crimes e a garantia da ordem.

“Estamos intensificando nossa atuação junto às comunidades indígenas, promovendo ações de proteção, prevenção e proximidade. Nosso compromisso é garantir que essas comunidades sejam continuamente assistidas, priorizando a prevenção da violência e a promoção da cidadania em Alagoas”, ressaltou o capitão.

A SSP também marca presença no Comitê dos Povos Tradicionais em Alagoas, demonstrando o compromisso institucional em proteger, respeitar e assegurar os direitos dos povos tradicionais em todo o território alagoano.

Durante o evento, foi realizada a palestra “Prevenção à Violência Doméstica e de Gênero”, ministrada pelo soldado Carlos Henrique, da Patrulha Maria da Penha (PMP). A atividade abordou a importância da prevenção da violência e da proteção às mulheres indígenas, promovendo informação e conscientização entre os moradores da aldeia.

O 10º Batalhão da Polícia Militar (10º BPM) também participou da ação, destacando a relevância do policiamento preventivo e ostensivo como ferramentas essenciais para a aproximação comunitária e preservação da ordem pública nas comunidades indígenas, fortalecendo a confiança entre a população e as forças de segurança.