Alagoas

Médio Sertão recebe Papo PNAB para apresentar editais do Ciclo 2 e tirar dúvidas de agentes culturais

Encontro em Santana do Ipanema orienta sobre editais da Política Nacional Aldir Blanc e amplia acesso à cultura regional

Daniel Borges / Ascom Secult 27/12/2025
Médio Sertão recebe Papo PNAB para apresentar editais do Ciclo 2 e tirar dúvidas de agentes culturais
Encontro em Santana do Ipanema apresenta editais do Ciclo 2 da PNAB e orienta agentes culturais do Médio Sertão. - Foto: Ascom Secult

A região do Médio Sertão alagoano será beneficiada com mais uma ação de orientação da Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa de Alagoas (Secult). No dia 29 de dezembro, Santana do Ipanema recebe o Papo PNAB, encontro presencial dedicado à apresentação dos editais do Ciclo 2 da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB) e ao esclarecimento de dúvidas dos agentes culturais locais.

A atividade acontecerá no Auditório da Casa da Cultura, localizado na Rua Cel. Lucena Maranhão, nº 198, reunindo artistas, produtores, coletivos e demais fazedores de cultura interessados em participar dos editais. A iniciativa busca aproximar as políticas públicas do setor cultural dos territórios, ampliando o acesso à informação e incentivando a participação nos certames.

Para a secretária de Estado da Cultura e Economia Criativa, Mellina Freitas, a realização do Papo PNAB no Médio Sertão reforça o compromisso do Governo de Alagoas com a descentralização dos recursos culturais.

“Levar o Papo PNAB para o interior é fundamental para assegurar que os agentes culturais tenham acesso às informações de forma clara e direta. Nosso objetivo é fortalecer a cultura em todas as regiões do estado, valorizando a diversidade e os talentos locais”, destacou a secretária.

Durante o encontro, a equipe técnica do Instituto Magna Mater irá detalhar os critérios de participação, as áreas contempladas e o processo de inscrição dos 22 editais do Ciclo 2 da PNAB, cujas inscrições seguem abertas até 12 de janeiro. Os editais abrangem diversas linguagens artísticas e culturais, com investimentos que fortalecem a economia criativa e a produção cultural em Alagoas.

Podem participar agentes culturais residentes e atuantes no estado há pelo menos um ano, nas categorias Pessoa Física, Microempreendedor Individual (MEI), Pessoa Jurídica, coletivos e grupos culturais.