Alagoas

Assembleia aprova urgência para projeto que garante bonificação a servidores da Educação

Proposta do governo prevê pagamento de R$ 90 milhões a mais de 20 mil servidores ainda este ano, como reconhecimento pela participação no Saeb

18/12/2025
Assembleia aprova urgência para projeto que garante bonificação a servidores da Educação
- Foto: Arquivo

A Assembleia Legislativa de Alagoas (ALE) aprovou, na sessão desta quarta-feira (17), o requerimento de urgência para a tramitação do projeto de lei, de autoria do Governo do Estado, que assegura o pagamento de uma bonificação aos servidores da Secretaria de Estado da Educação (Seduc). A medida acelera a análise da proposta nas comissões e no plenário da Casa.

Autor do requerimento, o deputado estadual Sílvio Camelo (PV), líder do governo no Legislativo, fez um apelo aos presidentes das comissões permanentes e aos demais parlamentares para que haja um esforço concentrado na apreciação do projeto. O objetivo, segundo ele, é garantir que a votação ocorra antes do início do recesso parlamentar, possibilitando que o pagamento da bonificação seja realizado ainda em 2025.

De acordo com o governador Paulo Dantas (MDB), o valor total destinado à bonificação será de aproximadamente R$ 90 milhões, beneficiando mais de 20 mil servidores da Educação em todo o estado. O pagamento, conforme explicou o chefe do Executivo, é um reconhecimento à adesão e à participação da rede estadual de ensino na aplicação das provas do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), instrumento utilizado para medir a qualidade do ensino no país.

Pela proposta encaminhada à ALE, a bonificação corresponderá ao valor do 13º salário que cada servidor receberá em 2025. Em nota, a Secretaria de Estado da Educação informou que todos os servidores da pasta — efetivos e comissionados — serão contemplados com o benefício.

Ainda segundo a Seduc, os valores serão pagos por meio de depósito na mesma conta bancária utilizada para o recebimento da folha salarial, garantindo agilidade e segurança no repasse dos recursos.

Cinara Ramos Corrêa

Cinara Ramos Corrêa

É natural de Porto Alegre (RS). Formada em Jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica de Porto Alegre; Editora chefe do Portal Tribuna do Sertão com passagens pela Revista Veja, jornal Zero Hora, Rádio Gaúcha (Grupo RBS), Gazeta Mercantil, TV Pajuçara e O Jornal.