Alagoas

Atleta do Ronda Mirim Corações da Paz conquista vice-campeonato na Copa do Brasil de Taekwondo

Gustavo Teodoro, de apenas 11 anos, brilha em competição nacional no Rio Grande do Sul e mira vaga na Seleção Brasileira

Marco Aurélio Mello / Ascom Seprev 27/11/2025
Atleta do Ronda Mirim Corações da Paz conquista vice-campeonato na Copa do Brasil de Taekwondo
Gustavo enfrentou no tatame do Rio Grande do Sul, os melhores no ranking nacional - Foto: Ascom Seprev

O jovem Gustavo Teodoro, atleta do Projeto Ronda Mirim Corações da Paz, conquistou a medalha de prata na Copa do Brasil de Taekwondo, realizada nesta semana em Canoas (RS). Com o resultado, Gustavo, de apenas 11 anos, tornou-se vice-campeão nacional na categoria Infantil Faixa Preta.

Para chegar ao pódio, Gustavo enfrentou três lutas desafiadoras contra atletas entre os melhores do ranking nacional: um representante do Pará e dois de Santa Catarina. Seu desempenho chamou a atenção do treinador, Mestre Wando, que acompanhou o atleta durante a competição.

“Gustavo se destaca nas competições por sua técnica e determinação, mas em Canoas ele se superou, porque não foram lutas fáceis. Fiquei emocionado com a garra dele no tatame”, ressaltou o treinador. “E a derrota foi exatamente para o número 1 do Brasil na categoria”, completou Mestre Wando.

Motivado pela conquista, Gustavo celebrou o resultado e já projeta novos desafios. “Fiquei muito feliz com a medalha de prata, porque treinei muito para chegar até aqui. Competir com os melhores do Brasil me deixou ainda mais confiante. Quero continuar evoluindo e, no ano que vem, quero muito participar da seletiva aberta para tentar uma vaga na Seleção Brasileira”, afirmou.

Em 2025, Gustavo terá outro importante compromisso: a 1ª Copa de Taekwondo Derion RWA, que será realizada em Delmiro Gouveia, no Sertão alagoano, no dia 14 de dezembro. A participação integra a preparação contínua do atleta, que segue motivado a ampliar sua trajetória no esporte.

O Projeto Ronda Mirim Corações da Paz reforça o compromisso do Governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Prevenção à Violência (Seprev), com a formação integral de crianças e adolescentes, incentivando o esporte como instrumento de desenvolvimento, disciplina e construção de oportunidades.