Alagoas

Conselho Estadual de Comunicação debate fortalecimento das TVs públicas em Alagoas

Reunião do Consecom discute estratégias para ampliar relevância das emissoras e amplia diálogo com sociedade e universidades

Ana Beatriz Rodrigues / Agência Alagoas 26/11/2025
Conselho Estadual de Comunicação debate fortalecimento das TVs públicas em Alagoas
Foram discutidas formas de aproveitar as Tv’s e rádios públicas para registro documental e parcerias - Foto: Tatiane Almeida / Ascom Secult

O Conselho Estadual de Comunicação (Consecom) realizou, nesta quarta-feira (26), uma nova reunião na sala de conselhos do Palácio República dos Palmares, em Maceió, para discutir temas relacionados à comunicação pública. Um dos principais pontos em pauta foi o papel das TVs públicas e como o colegiado pode contribuir para que essas emissoras ofereçam uma programação mais relevante à sociedade.

“O Conselho discutiu hoje as estratégias e necessidades das TVs públicas, como a TV Educativa, vinculada ao IZP e suas rádios, além da TV Ufal. O Consecom está aberto a ouvir a sociedade e aguarda a participação dos representantes das TVs públicas na próxima reunião, para debater como o Governo do Estado pode colaborar para tornar essas emissoras cada vez mais relevantes”, explicou o presidente do Consecom e secretário de Estado da Comunicação, Wendel Palhares.

Durante o encontro, que reuniu representantes do setor público, da sociedade civil e da área de comunicação, foram debatidas formas de utilizar as TVs e rádios públicas para registro documental, parcerias em pautas institucionais e cooperação com a Universidade Federal de Alagoas na formação de profissionais do setor.

Os conselheiros decidiram, em um segundo momento, discutir propostas para que os veículos atuem de maneira mais ativa na comunicação pública, tomando como referência experiências como a da TV Cultura, de São Paulo.

“Quando você entende que a comunicação está mudando muito rápido, precisa enxergar o que os dirigentes das TVs públicas estão pensando para esse novo momento. Hoje não se discute mais rádio sem considerar a rádio web, nem TV sem pensar nas TVs web e nas redes sociais”, ressaltou Wendel Palhares. “É fundamental perguntar quais são as propostas e desafios, para que possamos construir algo realmente estratégico, sempre em conjunto.”

Sobre o Consecom

O Consecom tem como objetivo garantir a participação da sociedade civil organizada, além de outros poderes e instituições públicas, na formulação e acompanhamento das políticas de comunicação do Estado.

A retomada do Consecom faz parte das promessas de campanha do governador Paulo Dantas e reforça o investimento que o Governo de Alagoas vem realizando na comunicação pública.

A próxima reunião está prevista para o início de 2026, na segunda quinzena de janeiro.