Alagoas
Festividades Natalinas impulsionam em até 30% o mercado gastronômico de Alagoas
Senac oferece qualificações gratuitas para quem busca empreender durante a temporada
Com a chegada das festividades de fim de ano, a procura por produtos típicos da época cresce naturalmente, como panetones recheados, bolos decorados e doces temáticos, uma alta demanda que reflete também no interesse por qualificação profissional. Dados do Senac Alagoas apontam que as matrículas nos cursos de panificação e confeitaria costumam aumentar significativamente a partir de outubro, acompanhando o aquecimento do mercado natalino. O crescimento pode chegar a 30% neste período, impulsionado por pessoas que buscam se qualificar e aproveitar as oportunidades de renda extra que surgem nesta temporada.
Para atender a essa procura, o Senac preparou uma programação especial com o curso de Culinária Natalina, que já iniciou, e o curso de Comida de Boteco Harmonizada com Cerveja, qualificação voltada também para essa alta demanda do fim de ano e alta turística. O curso de aperfeiçoamento terá início no dia 1 de dezembro, na Unidade de Gastronomia e Turismo, localizada na Rua Pedro Paulino, nº 137, Poço, em Maceió. As inscrições devem ser feitas presencialmente nas Centrais de Atendimento do Senac em Maceió, mediante apresentação de RG, CPF, comprovante de residência e escolaridade, além de documentos que comprovem experiência ou formação na área de hospedagem, alimentação ou hospitalidade.
Oportunidade e empreendedorismo
A Analista de Gastronomia do Senac Alagoas, Sandra Lyra, avalia que o aprendizado adquirido nesse período é uma oportunidade de transformação econômica. “A geração de renda extra no fim do ano tem grande impacto na vida de quem trabalha com culinária e confeitaria, especialmente para empreendedores e trabalhadores informais. As vendas impulsionadas pelas festas não apenas fortalecem a estabilidade financeira, mas também promovem inclusão social e expansão de negócios locais”, diz ela.
Além do aspecto individual, Sandra pontua que o período festivo movimenta intensamente todo o setor gastronômico em Alagoas. “O aumento no consumo e o fluxo turístico elevam a renda de estabelecimentos e profissionais, gerando também novas oportunidades de emprego temporário em bares, restaurantes e buffets”, afirma.
Educação que transforma
As qualificações oferecidas pelo Senac impactam não só os alunos, mas também alcançam positivamente aqueles que conseguem transformar vidas por meio da educação. É o caso do Instrutor de Gastronomia da Unidade Agreste, Guilherme Sampaio, que nas últimas semanas teve a oportunidade de realizar oficinas de panetone por diversas regiões do estado de Alagoas, do Agreste ao Sertão.
“Foram dias intensos e enriquecedores, marcados por encontros únicos com comunidades indígenas, quilombolas, povoados e cidades que abriram suas portas para receber nosso trabalho. A curiosidade, a alegria e o entusiasmo dos participantes criavam uma atmosfera especial, tornando cada oficina muito mais do que uma simples aula de gastronomia. Era um momento de troca, de partilha de saberes e de valorização da cultura local”, disse.
Sampaio contou que além da vivência afetiva e cultural, as oficinas tinham um propósito concreto: oferecer uma nova possibilidade de geração de renda para o final de ano. “Muitos participantes descobriram no panetone artesanal uma oportunidade de empreender, complementar a renda familiar e investir em novos caminhos profissionais. A qualificação não só despertou talentos, como também fortaleceu a autonomia e o empreendedorismo local”, ressaltou.
Além dos cursos de aperfeiçoamento em Maceió, o Senac Alagoas segue até o dia 4 de dezembro com essas oficinas de panetone ministradas em diversos municípios. O último a ser contemplado será o munício de Satuba, na região metropolitana de Maceió. Para ficar por dentro de toda a programação do Senac Alagoas nessa época do ano, acesse al.senac.br. Todas as informações sobre os cursos, como documentação, período de matrícula e início das aulas estão disponíveis em https://psg.al.senac.br/editai... e pelo número (82) 2122-7858 (telefone e WhatsApp).
Mais lidas
-
1RELATOS SOBRE O CASO
Homicídio de médico em Arapiraca foi motivado por quebra de medida protetiva e disputa por guarda da filha
-
2ELEIÇÕES NO CHILE
Presidente Gabriel Boric reconhece resultado e parabeniza candidatos do segundo turno
-
3INFRAESTRUTURA URBANA
Obras na Linha Verde avançam e atingem 62% de execução em Maceió
-
4ASSASSINATO
Médica é suspeita de matar colega de profissão a tiros em frente a uma UBS na zona rural de Arapiraca
-
5PERFIL
Quem é Martha Graeff, namorada de Daniel Vorcaro, banqueiro do Master alvo de operação da Polícia Federal