Alagoas
Mário Jucá é escolhido membro titular da Academia Alagoana de Educação
Docente da Famed, Jucá diz que sua atuação terá como foco projetos que possam fortalecer o ensino fundamental em regime integral
Educação como processo transformador, esse é um caminho sempre defendido e trilhado pelo professor Mário Jorge Jucá na dinâmica trajetória acadêmica da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). Ele foi recentemente escolhido para ocupar como membro titular a cadeira 31 da Academia Alagoana de Educação (Acale) e toda a atuação no exercício da docência nas áreas de graduação e pós-graduação aliadas a cargos de gestão, faz do professor Jucá uma referência na formação em Medicina.
Agora, o professor Mário Jucá abraça mais uma causa, desta vez, fora da academia, mas, sem dúvida, toda a experiência e bagagem adquiridas oportunizaram a indicação de seu nome para concorrer à cadeira na Acale, entidade presidida pela reitora honorária Ana Dayse Rezende Dórea. Sobre a sua escolha, ele destaca: “Para ser indicado à Academia Alagoana de Educação, minha vida dedicada ao ensino médico, em nível de graduação e pós-graduação colaborou no processo de seleção que é por meio de Edital. A seleção decorreu dessa vida toda na construção de um curso médico de qualidade. A Acale é um ambiente de pessoas selecionadas, com atuação na Educação do Estado, que ainda vislumbra projetos exitosos para Educação de Alagoas”, afirma Jucá.
Instituída e constituída em 2017 a Acale é uma associação cultural e educacional sem fins lucrativos, e tem por finalidade realizar estudos e pesquisas, definir e interpretar fatos, fenômenos e problemas da educação e ensino na sua acepção geral, competindo-lhe, como órgão de cooperação cultural, consultas, incentivos, promoções e realizações no campo educacional.
Mário Jucá pertence ao corpo docente da Faculdade de Medicina (Famed), unidade acadêmica do Campus A.C. Simões, onde é professor titular da disciplina Cirurgia e coordenador da disciplina de Coloproctologia. O serviço de atendimento nessa especialidade foi criado por ele no Hospital Universitário Professor Alberto Antunes Nunes (HU/Ufal), onde atuou, como cirurgião, por 15 anos.
Para o agora membro titular da Academia Alagoana de Educação, a ligação com outras atividades, além do exitoso exercício da docência, reforçam sua trajetória na área de pesquisa. Já ocupou na Ufal o cargo de pró-reitor de pós-graduação e pesquisa, na pró-reitoria com essa designação e responsabilidade, a Propep, setor que integra o primeiro escalão de gestão da instituição.
Em seu contexto de vida acadêmica, dentre as atividades no âmbito da Ufal, está a participação na equipe organizadora do primeiro mestrado na área da saúde, o de Ciências da Saúde, e também a do primeiro mestrado da Famed, o de Ensino na Saúde. Na pós-graduação lecionou as disciplinas Metodologia Científica (mestrado) e Didática do Ensino Superior, no doutorado em Ciências da Saúde.
Como membro titular da Acale Mário Jucá adianta o que já tem planejado como plataforma de trabalho: “Minha principal atuação será com projetos que possam fortalecer o Ensino Fundamental em Regime Integral, com ênfase no ensino da língua espanhola, para que as crianças desde cedo possam ter contato com o idioma que todos os pares da América Latina e assim sejam incluídos”. E, nesse contexto de foco de trabalho, cita também outras áreas do ensino integral: “A das Artes e do Esporte. Assim teremos jovens mais sensíveis e destacados no espaço competitivo da própria vida”.
O professor finaliza, aproveitando para reforçar: “Esta é a minha interpretação para ter sido selecionado e o propósito dentro da Acale, que rompe o conhecimento especializado no ensino superior para uma bandeira, como foi a de Anísio Teixeira, para um ensino de massa com elevada garantia de qualidade. E, nesse compromisso, diretamente para os seus pares, diz: “E os confrades da Academia têm várias condições de abraçar o projeto para apresentá-lo aos gestores. A educação, como processo transformador”, defende o membro titular da Academia, vislumbrando um trabalho com reais possibilidades de transformação de vidas pela educação.
Mais lidas
-
1RELATOS SOBRE O CASO
Homicídio de médico em Arapiraca foi motivado por quebra de medida protetiva e disputa por guarda da filha
-
2ELEIÇÕES NO CHILE
Presidente Gabriel Boric reconhece resultado e parabeniza candidatos do segundo turno
-
3INFRAESTRUTURA URBANA
Obras na Linha Verde avançam e atingem 62% de execução em Maceió
-
4ASSASSINATO
Médica é suspeita de matar colega de profissão a tiros em frente a uma UBS na zona rural de Arapiraca
-
5PERFIL
Quem é Martha Graeff, namorada de Daniel Vorcaro, banqueiro do Master alvo de operação da Polícia Federal