Alagoas

Reeducandos apresentam projetos de inovação empreendedora no Núcleo Ressocializador da Capital

I Encontro Científico do Projeto Uniliberdade - Integraí, da Uncisal, ocorreu nesta quarta (19); GMF e 16ª Vara de Execuções Penais integraram a ação

Dicom TJAL 19/11/2025
Reeducandos apresentam projetos de inovação empreendedora no Núcleo Ressocializador da Capital
I Encontro Científico do Projeto Uniliberdade - Integraí foi promovido nesta quarta (19). - Foto: Maria Eduarda Baltar.

O Poder Judiciário de Alagoas, através do Grupo de Monitoramento e Supervisão do Sistema Penal e Socioeducativo (GMF) e da 16ª Vara Criminal da Capital - Execuções Penais, participou, nesta quarta (19), do I Encontro Científico do Projeto Uniliberdade - Integraí, da Uncisal. O evento ocorreu no Núcleo Ressocializador da Capital.

No evento, reeducandos apresentaram seus projetos de inovação empreendedora, como parte da programação do curso superior ‘Gestão empreendedora e inovação do turismo’, no qual estão matriculados na modalidade EAD.

O curso superior é promovido pela Uncisal - Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas, fruto da parceria entre o Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL), a Secretaria de Ressocialização e Inclusão Social (Seris) e a universidade.

Ressocialização pela educação

O desembargador Márcio Roberto Tenório, supervisor do Grupo de Monitoramento e Supervisão do Sistema Penal e Socioeducativo (GMF) do TJAL, ressaltou a importância da iniciativa.

“Essa parceria, através do GMF que é o órgão de fiscalização do sistema prisional de Alagoas, é fundamental para que os presos possam melhorar, remir as suas penas e ao final retornarem para a sociedade, contribuindo para o desenvolvimento social”, destacou o desembargador.

Desembargador Márcio Roberto ressaltou a importância da iniciativa. Foto: Maria Eduarda Baltar.

Para o juiz Alexandre Machado, titular da 16ª Vara Criminal, o evento reforça o impacto da educação no processo de ressocialização.

“Atualmente, temos sessenta vagas gratuitas no curso para pessoas privadas de liberdade e hoje tivemos o primeiro evento de uma universidade pública dentro do Sistema Prisional alagoano. Ações como essa ajudam muito na ressocialização dessas pessoas”, explicou o juiz.

Um dos participantes, o reeducando Jeferson Marcos, apresentou o projeto ‘Sol e Mar Turismo e Locadora’, idealizado a partir do crescimento do turismo em Alagoas.

“Já que Alagoas está sendo um dos estados mais procurados pelos turistas, criamos uma empresa que traz uma proposta inovadora, com uma performance que atenda tanto turistas aventureiros quanto famílias”, contou o reeducando.

O reeducando Jeferson Marcos, apresentou o projeto ‘Sol e Mar Turismo e Locadora'. Foto: Maria Eduarda Baltar.

O encontro contou a presença do vice-reitor da Uncisal, Henrique de Oliveira; da secretária executiva de políticas de ressocialização da Seris, Cláudia Simões; e do coordenador geral da Universidade Aberta do Brasil (UAB) da Uncisal, Marcelo Santana, entre outras autoridades estaduais ligadas ao sistema de ressocialização.

Doação de computadores

Durante o evento, o Núcleo Ressocializador da Capital recebeu quarenta computadores doados pelo TJAL, adquiridos com recursos provenientes da aplicação de penas pecuniárias. A iniciativa foi apresentada pelo Conselho da Comunidade, por meio de edital.

Núcleo Ressocializador recebeu a doação de quarentas computadores durante o evento. Foto: Maria Eduarda Baltar.