Alagoas
Comunidades quilombolas de Alagoas recebem investimentos da Codevasf para estruturação de atividades produtivas
No mês em que se comemora o Dia da Consciência Negra - 20 de novembro, a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) celebra o investimento de cerca de R$ 5,6 milhões na estruturação de atividades produtivas em comunidades remanescentes de quilombos em Alagoas, na última década. Os investimentos englobam o repasse de máquinas e equipamentos para ampliar e modernizar a produção agrícola, como o cultivo de milho e feijão, e já beneficiaram 25 associações de comunidades remanescentes de quilombo em municípios alagoanos.
Grupo de pessoas reunidas em círculo sob uma estrutura coberta, com cadeiras plásticas ao redor, algumas pessoas em pé falando ao grupo e um cachorro no centro do espaço. Bandeirolas coloridas estão penduradas no teto.No período de 10 anos, foram doados 89 bens, entre máquinas e equipamentos, para associações de 17 municípios de Alagoas. A lista inclui tratores agrícolas, grandes aradoras, carretas agrícolas, batedeira de cereais, sulcador agrícola, microtratores, plantadeiras/adubadeiras, roçadeiras agrícolas, colhedoras de forragem, plantadeira de grãos, entre outros itens.
O superintendente regional da Codevasf em Alagoas, João Paulo Tavares, destaca que os investimentos da Companhia devem modernizar a produção agrícola dessas comunidades, dando oportunidade de ampliar a produção e a produtividade com repercussão na vida social.
“A modernização da produção agrícola em comunidades remanescestes de quilombo tem como objetivo dar melhores condições de trabalho e renda. Já existe uma rica produção nessas comunidades, onde a agricultura é a base da economia local. Com esses equipamentos, o tempo médio de trabalho deve reduzir e a vida social dessas pessoas será beneficiada com mais tempo livre para atividades junto à família e à comunidade”, declarou Tavares.
Modernização do trabalho no campo
Uma das beneficiadas foi a comunidade quilombola Mumbaça, localizada na zona rural do município de Traipu (AL). A comunidade é formada por famílias que vivem na região há gerações. Para organização comunitária, a população fundou a Associação Clube de Jovens Senhor dos Pobres do Desenvolvimento Quilombola do Povoado Quilombo Mumbaça, que reúne 401 associados.
No local, a comunidade produz mandioca, milho e feijão para comercialização na região. Há ainda a produção de outras culturas agrícolas para subsistência, como inhame, batata doce, amendoim, feijão de corda, melancia, abóbora, com a venda do excedente. Os moradores também criam galinha caipira, porco e gado para corte e produção de leite, que são vendidos em feiras livres da região.
A associação foi beneficiada com o repasse de um trator agrícola, um grande aradora de 16 discos e com uma carreta agrícola com capacidade de transporte de 6 mil quilos. No total, a Codevasf investiu cerca de R$ 266 mil na estruturação das atividades produtivas da comunidade Mumbaça.
Segundo o presidente da associação do povoado Quilombo Mumbaça, Manoel Oliveira, a comunidade é uma das grandes produtoras de mandioca, milho e feijão de Alagoas. Para ele, os investimentos da Codevasf proporcionaram melhores condições de trabalho e de escoamento da produção. “Lutamos por muitos anos para conseguir esses equipamentos. Hoje, o trabalho no campo melhorou bastante, como a aração de terra. Temos também melhores condições de escoamento da nossa produção. Tem locais em que um carro não consegue chegar, mas um trator já entra”, destaca.
Segundo o IBGE, o estado de Alagoas possui 128 comunidades remanescentes de quilombo, que reunidas formam uma população de 37.724 pessoas. O estado ocupa a sexta posição em número de pessoas quilombolas diante das outras unidades da Federação.
Mais lidas
-
1CIÊNCIA E ESPAÇO
Erupções solares intensas agitam o Sol e podem impactar a Terra
-
2RELATOS SOBRE O CASO
Homicídio de médico em Arapiraca foi motivado por quebra de medida protetiva e disputa por guarda da filha
-
3SÉRIE B DO BRASILEIRO
Novorizontino e Remo empatam em duelo direto e mantêm indefinição na briga pelo acesso
-
4POLÊMICA
Inversão de valores: Suzane von Richthofen agradece seguidores após alcançar 100 mil no Instagram
-
5ELEIÇÕES NO CHILE
Presidente Gabriel Boric reconhece resultado e parabeniza candidatos do segundo turno