Alagoas
Polícia Militar realiza cerimônia em homenagem ao Dia da Bandeira Nacional
Evento na Academia de Polícia Senador Arnon de Mello reforça respeito aos símbolos nacionais e tradição militar em Alagoas
A Polícia Militar de Alagoas realizou, no início da tarde desta quarta-feira (19), uma solenidade em homenagem ao Dia da Bandeira Nacional. O evento ocorreu pontualmente ao meio-dia, conforme a tradição militar, no pátio de formatura da Academia de Polícia Senador Arnon de Mello.
A cerimônia foi presidida pelo subcomandante-geral da PM, coronel Neyvaldo Amorim, e contou com a presença de diversas autoridades militares. Durante o ato, bandeiras inservíveis foram recolhidas e incineradas em uma pira, enquanto a Banda de Música e os presentes entoavam o Hino à Bandeira. O subcomandante foi o responsável pelo ato solene.
“Querido símbolo da terra, da amada terra do Brasil”
Os versos do estribilho do hino exaltam a Bandeira Nacional, principal símbolo do país. Apresentada oficialmente em 19 de novembro de 1889, por decreto assinado pelo alagoano Marechal Deodoro da Fonseca, proclamador da República, a Bandeira do Brasil é reverenciada anualmente em cerimônias nos quartéis, sempre ao meio-dia, em respeito à tradição e ao símbolo nacional.
A Lei nº 5.700, de 1º de setembro de 1971, dispõe sobre a forma e a apresentação dos Símbolos Nacionais. O texto, fundamentado no Decreto nº 4, de 19 de novembro de 1889, e nas alterações da Lei nº 5.443, de 28 de maio de 1968, esclarece que a Bandeira Nacional foi instituída quatro dias após a Proclamação da República, inspirando-se na antiga bandeira do Império Brasileiro.
Símbolos e representações
A cor verde representa a Casa de Bragança, da família real portuguesa, enquanto o amarelo faz referência à família Habsburgo, da imperatriz Leopoldina. As cores também simbolizam as riquezas do país: o verde das matas e florestas, o amarelo das riquezas minerais, o azul do céu e o branco da paz.
O lema “Ordem e Progresso”, inscrito no centro da bandeira, é inspirado na filosofia positivista. As estrelas representam os 26 estados e o Distrito Federal, dispostas conforme a constelação do Cruzeiro do Sul, na posição observada no céu do Rio de Janeiro em 15 de novembro de 1889, data da Proclamação da República.
Mais lidas
-
1CIÊNCIA E ESPAÇO
Erupções solares intensas agitam o Sol e podem impactar a Terra
-
2RELATOS SOBRE O CASO
Homicídio de médico em Arapiraca foi motivado por quebra de medida protetiva e disputa por guarda da filha
-
3SÉRIE B DO BRASILEIRO
Novorizontino e Remo empatam em duelo direto e mantêm indefinição na briga pelo acesso
-
4POLÊMICA
Inversão de valores: Suzane von Richthofen agradece seguidores após alcançar 100 mil no Instagram
-
5ELEIÇÕES NO CHILE
Presidente Gabriel Boric reconhece resultado e parabeniza candidatos do segundo turno