Alagoas

Profissionais de saúde municipais participam de oficina sobre aconselhamento em amamentação

Treinamento promovido pela Sesau e Ministério da Saúde visa qualificar atendimento e fortalecer o aleitamento materno em Alagoas

Ruana Padilha / Ascom Sesau 18/11/2025
Profissionais de saúde municipais participam de oficina sobre aconselhamento em amamentação
Oficina ocorreu nesta terça-feira (18), na Maternidade Escola Santa Mônica, em Maceió - Foto: Marco Antônio

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), em parceria com o Ministério da Saúde (MS), realizou nesta terça-feira (18) a Oficina de Aconselhamento em Amamentação. O evento, voltado à formação de multiplicadores para a prática do aconselhamento em amamentação, ocorreu no auditório da Maternidade Escola Santa Mônica (Mesm), no bairro Poço, em Maceió.

Durante o treinamento, profissionais que atuam na Atenção Primária à Saúde, tutores da Estratégia Amamenta e Alimenta Brasil e técnicos de Bancos de Leite Humano participaram de atividades práticas sobre técnicas de pega do seio, posicionamento do bebê, manejo e superação de dificuldades na lactação. Também foram debatidas estratégias de apoio às mães nos diferentes níveis de atenção à saúde.

Adrielly Raimundo, assessora técnica da Supervisão de Cuidados à Mulher, Criança, Adolescente e Rede Alyne (Sumca), destacou a importância da capacitação para aprimorar o atendimento. “Capacitar os profissionais contribui para que o atendimento seja cada vez mais qualificado e acolhedor, sobretudo em momentos que exigem sensibilidade e informação segura”, afirmou.

“É uma honra estar promovendo essa oficina junto ao Ministério da Saúde para melhorar os índices de aleitamento materno no nosso Estado”, completou Adrielly.

A oficina foi conduzida pelas técnicas da área da Criança e Aleitamento Materno do Ministério da Saúde, Regina Braghetto, e pela nutricionista pediatra Janaína Japiassu. Elas ressaltaram que a proposta é oferecer um novo olhar sobre a comunicação entre profissionais, mães e famílias, priorizando uma abordagem mais humanizada, acolhedora e sem julgamentos.

“Nosso objetivo é preparar os profissionais de saúde para uma comunicação eficaz com as famílias sobre o aleitamento materno. Embora muitos conheçam os benefícios da amamentação, ainda enfrentamos altos índices de desmame precoce, o que compromete a saúde das crianças. Por isso, é fundamental trabalhar a comunicação de forma efetiva, compreendendo as mães, suas limitações e como apoiá-las em seus contextos”, explicou a pediatra Regina Braghetto.