Alagoas

Trinta e seis mil estudantes da rede pública participam das provas do Saveal

Avaliação censitária mede alfabetização e raciocínio matemático de alunos do 2º ano do ensino fundamental em escolas estaduais e municipais de Alagoas

Daniel Albuquerque e Yasmin Henrique / Ascom Seduc 18/11/2025
Trinta e seis mil estudantes da rede pública participam das provas do Saveal
Avaliação vai diagnosticar nível de alfabetização das crianças da rede pública - Foto: Alexandre Teixeira/Ascom Seduc

Cerca de 36 mil estudantes de escolas públicas em Alagoas participam, até esta quarta-feira (19), das provas do Sistema de Avaliação Educacional de Alagoas (Saveal). A avaliação é aplicada a turmas do 2º ano do ensino fundamental das redes estadual e municipal, com o objetivo de mensurar o grau de aprendizagem, consolidar competências de alfabetização e desenvolver o raciocínio matemático dos alunos.

A edição 2025 do Saveal traz novidades importantes: a aplicação ocorre de forma censitária, avaliando todos os estudantes do 2º ano do ensino fundamental das redes municipal e estadual. Outro destaque é a participação da rede estadual de ensino de Alagoas, diferencial em relação a outros estados brasileiros.

A secretária de Estado da Educação, Roseane Vasconcelos, ressalta a importância do processo para o fortalecimento das políticas educacionais em andamento. “A aplicação do Saveal é um passo fundamental para fortalecer as políticas públicas educacionais e garantir que os estudantes tenham acesso a uma educação mais qualificada e alinhada às suas necessidades. A avaliação também contribui para a construção de um diagnóstico mais preciso sobre o desempenho da rede pública, permitindo comparações ao longo dos anos e identificando boas práticas adotadas pelas escolas”, avalia.

Estudantes do ensino fundamental em sala de aula

Alfabetização

O Saveal não apenas mede o desempenho dos estudantes, mas também influencia diretamente a gestão dos recursos públicos e a formulação de políticas de alfabetização. Desde 2023, a avaliação estadual está alinhada à política nacional do Compromisso Criança Alfabetizada, do Ministério da Educação (MEC), que estabelece metas e indicadores para medir o nível de alfabetização das crianças até o final do 2º ano do ensino fundamental.

“Os resultados da prova Saveal servem de base para a construção do índice nacional de crianças alfabetizadas, um indicador fundamental para que o país conheça, de forma precisa, o estágio da aprendizagem dos alunos. Avaliar a alfabetização é garantir o primeiro grande direito de aprendizagem das nossas crianças — o de saber ler e escrever”, destaca Daniel Marinho, gerente especial de Gestão do Sistema de Avaliação Educacional da Secretaria de Estado da Educação (Seduc).