Alagoas

Mais de 96 mil mulheres são protagonistas do seu próprio negócio em Alagoas

No dia do empreendedorismo feminino, conheça trajetórias como a de Luciane, dona de uma papelaria criativa impulsionada pelo Sebrae Delas

Lílian Santos 17/11/2025
Mais de 96 mil mulheres são protagonistas do seu próprio negócio em Alagoas
No Dia do Empreendedorismo Feminino, celebramos a força das mulheres que movem a economia de Alagoas. - Foto: Julio Vasconcelos

O Dia do Empreendedorismo Feminino, comemorado em 19 de novembro, reconhece o papel das mulheres no mundo dos negócios e celebra suas conquistas. Em Alagoas, mais de 96 mil empreendimentos têm mulheres em cargos de liderança, representando um crescimento de 15,99% no número de empresas comandadas por elas só no último ano, segundo dados da Junta Comercial do Estado de Alagoas (Juceal).

Seja como proprietárias, sócias ou administradoras, as mulheres vêm conquistando protagonismo no mercado, impulsionadas pela busca por liberdade criativa, financeira e social. É o caso da designer Luciane Sanches, que, ao lado da mãe, Cristiane Sanches, comanda a Divê Loja, papelaria criada em 2021 e reconhecida pelos produtos autorais que carregam o calor e a poesia do Nordeste.

A primeira semente da Divê surgiu da própria necessidade de organização de Luciane durante a faculdade. “Cursei Design na UFAL e, nesse período, precisava me organizar mais. Quando ganhei meu primeiro planner, senti minha rotina ficando cada vez mais leve, por conseguir tirar as coisas da mente e passar para o papel”, relembra.

Durante a pandemia, ela começou a criar seus próprios modelos de planner, inicialmente vendidos entre amigos, até perceber que havia espaço para crescer. “Percebi o anseio por levar a mesma leveza que sentia com a organização para a vida das pessoas. Além de que, me agradava muito essa ideia de viver do que crio e decidi sair do emprego formal, acreditando que meu negócio tinha potencial para crescer, mas que eu vinha perdendo muitas oportunidades por falta de tempo”, conta.

A Divê Loja nasce assim, com o propósito de proporcionar leveza e facilitar o dia a dia por meio de cadernos, planners, álbuns, acessórios e blocos de notas autorais, desenvolvidos com intencionalidade e cuidado. Um dos produtos da marca leva a frase que marcou o início da jornada:

“ ‘Um sonho custa caro, mas desistir custa um sonho’. Foi essa frase que me fez seguir. Sempre digo: converse com as pessoas, peça ajuda, procure o Sebrae e comece a caminhar — mesmo que devagar. As portas vão se abrindo”, afirma.

Segurança, liberdade e decisão

Hoje, como dona do próprio negócio, Luciane celebra o caminho percorrido. “Me sinto muito mais segura do que estou fazendo depois de tantos cursos e oficinas do Sebrae. Conseguimos validar o que temos feito e criamos pesquisas de satisfação que me ajudam nas tomadas de decisão e nos processos criativos. Mesmo ciente dos limites do mercado, empreender me dá liberdade para criar, escolher meus passos, decidir como trabalhar, como atender, quando andar e quando parar, Hoje essa liberdade é inegociável para mim”, destaca.

O cuidado dedicado ao negócio tem feito a marca se destacar. Em novembro, Luciane e Cristiane participaram da quarta edição do evento “Seu Negócio, Um Espetáculo”, promovido pelo Sebrae Alagoas e voltado para cultura, negócios e criatividade.

“Todos os eventos que participamos são ótimas oportunidades de conhecer novos públicos, apresentar nossos produtos para potenciais clientes, aprender diferentes formas de expor e falar sobre o negócio”, avalia.

Luciane transforma criatividade em negócio e inspira outras mulheres com a história da Divê Loja. Foto: Julio Vasconcelos

Para os próximos anos, Luciane deseja ampliar a marca e trazer mais tranquilidade para a família. “Quero continuar crescendo e sustentando minha empresa e minha família com tranquilidade. Aumentar clientes e ampliar a equipe já não é mais sonho — é meta”, afirma.

-

Mulheres que movem a economia

Em Alagoas, mais de 55 mil mulheres, assim como Luciane, são Microempreendedoras Individuais (MEIs). Além delas, o estado conta ainda com 31 mil Microempresas (MEs), 5 mil Empresas de Pequeno Porte (EPPs) e 3 mil negócios sem porte, segundo a Juceal. Para celebrar a força dessas mulheres que impulsionam a economia local, o Sebrae Alagoas preparou três eventos especiais em alusão ao Dia do Empreendedorismo Feminino.

Em Maceió, o Talkshow Delas acontece na terça-feira (18), com o tema Marco Digital, trazendo tendências de mercado e um case real de sucesso feminino. A programação inclui a palestra “Como prosperar no digital em 2026”, com a mentora Keyla Gabrielle.

Em Delmiro Gouveia, o evento regional Rede Sertão Delas será realizado na quarta-feira (19), promovendo troca de experiências, conexões e a celebração do empreendedorismo feminino no Sertão. A palestra será “Influência com alma: o novo poder feminino nos negócios”, com Desirée Farah.

E para finalizar a programação, também no dia 19, quarta-feira, o Inova Delas acontece no Sebrae Arapiraca, às 18h, e traz a palestra Inovação na prática: Como pequenas mudanças podem transformar seu negócio, com a analista do Sebrae Alagoas, Thêmis Monteiro.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo site https://doity.com.br/organizad....

Sebrae Delas: apoio e desenvolvimento para milhares de mulheres

Além dos eventos, o Sebrae conta com o programa Sebrae Delas, que incentiva, apoia e fortalece a cultura empreendedora entre as mulheres. Em 2024, mais de 2.600 mulheres de 72 municípios alagoanos foram atendidas por meio de capacitações, cursos, workshops, palestras e oficinas.

Um dos diferenciais do programa é a metodologia Efeito Furacão, que oferece aulas e mentorias voltadas à pré-aceleração de negócios femininos. A pesquisa feita pela Be.Labs, aceleradora que aplica a metodologia, mostrou que, só em 2024, 86,1% das participantes passaram a fazer controle financeiro dos seus negócios após o Efeito Furacão, e 78,8% alegaram que conseguiram aumentar o lucro do seu negócio.

O Sebrae Delas impulsiona milhares de mulheres em Alagoas com capacitação, apoio e oportunidades reais de crescimento. Foto: Julio Vasconcelos

Luciane também foi impactada pela metodologia. “Participar do Efeito Furacão e de outras programações do Sebrae tem sido enriquecedor. Além das aulas, o networking é transformador. Conhecemos outras mulheres, empresas e processos que abrem nossa mente para novos universos e oportunidades.”

“Mulheres são realizadoras. Sabem negociar, coordenar e inovar. O Sebrae Delas acredita nesse potencial e seguirá firme na missão de impulsionar o empreendedorismo feminino em Alagoas”, enfatiza Érica Pereira, gestora do programa.