Alagoas

Ex-colaborador da Polícia Civil de Alagoas conquista cargo de escrivão em Pernambuco

Após nove anos de dedicação na PCAL, Gilberto Júnior Costa Santos realiza sonho e é aprovado no concurso da Polícia Civil de Pernambuco

Laura Gomes / Ascom PCAL 16/11/2025
Ex-colaborador da Polícia Civil de Alagoas conquista cargo de escrivão em Pernambuco
Natural de Maceió (AL), Júnior começou sua caminhada na PCAL como terceirizado - Foto: Ascom PCAL

A Polícia Civil de Alagoas (PCAL) celebra a conquista de Gilberto Júnior Costa Santos, de 29 anos, ex-colaborador da instituição que acaba de se tornar escrivão da Polícia Civil de Pernambuco (PCPE). Após nove anos de atuação na PCAL, Júnior foi aprovado no concurso da PCPE e participou, na última segunda-feira (10), da solenidade de formatura, concluindo com êxito o curso iniciado em maio de 2025.

Natural de Maceió (AL), Júnior iniciou sua trajetória na PCAL como terceirizado, experiência que despertou o desejo de seguir carreira policial. “A partir do momento em que comecei a trabalhar na Delegacia Geral, percebi que aquilo me tocava de uma forma diferente. Com o tempo, senti que aquele era o meu caminho e disse a mim mesmo: ‘Um dia eu vou chegar lá’”, relembra.

Mesmo após tentativas frustradas em concursos anteriores das polícias civis de Alagoas e de outros estados, Júnior manteve-se determinado e perseverante em seu objetivo. Convicto de que cada etapa fazia parte de um propósito maior, ele seguiu estudando e se preparando até conquistar a aprovação na PCPE.

“Chegar a este momento é uma conquista única, não só para mim, mas para toda a minha família. É por eles que estou aqui. Não foi fácil, mas meu coração transborda de gratidão: a eles, à minha família, aos amigos e colegas que sempre estiveram comigo nessa caminhada até este momento tão especial da minha vida”, afirma.

A trajetória de Júnior também é marcada por laços familiares com a segurança pública. Sua mãe, Maria Lúcia Costa, conhecida como Vera ou Verinha, é colaboradora terceirizada na PCAL há mais de 20 anos, e seu pai, José Gilberto Silva Santos, atuou na Secretaria de Segurança Pública de Alagoas (SSP/AL).

Emocionada, Vera expressou sua alegria pela conquista: “Tenho muito orgulho do meu filho, ver ele conquistar essa aprovação é a realização de um sonho. Foram cinco anos de muita dedicação, estudo e trabalho. Todo o esforço valeu a pena. É um cansaço bom, de quem tem orgulho”.

A Polícia Civil de Alagoas parabeniza Gilberto Júnior Costa Santos pela conquista e deseja sucesso na nova etapa profissional. Seu percurso é motivo de orgulho para a instituição, que vê em sua história um exemplo de dedicação, perseverança e amor pela carreira policial.