Alagoas
Samu Alagoas conclui primeira etapa de curso de Suporte Avançado de Vida com foco em atendimento humanizado
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) de Alagoas concluiu nesta sexta-feira (14) a primeira etapa do Curso de Suporte Avançado de Vida no Atendimento Pré-Hospitalar Móvel (APH-Avançado), destinado a médicos e enfermeiros. Realizado na sede do Samu, em Maceió, o curso foi organizado pelo Núcleo de Educação Permanente (Nep) da Central do Samu, e contorno com aulas teóricas, estudos direcionados e práticas. A segunda etapa será realizada nos dias 24 e 25 deste mês, com foco em simulações avançadas e avaliação prática.
Entre os temas envolvidos, destaque para o módulo “Assistência Humanizada (Grupos e Situações Especiais)”, ministrado pela médica e socorrista Sandra Gico. A palestra reforçou que os profissionais devem identificar e agir com empatia, respeito e dignidade diante de pacientes em situação de vulnerabilidade — seja ela social, psicológica ou ambiental. “Saber lidar com pessoas não é mais uma característica da sua personalidade; ela precisa ser uma regra”, afirmou Gico, ressaltando que essa postura deve permear tanto o atendimento ao paciente quanto às relações internas no ambiente de trabalho.
Outros conteúdos técnicos incluíram: Central de Regulação das Urgências e Portaria 2048, que orienta os serviços de urgência no SUS; segurança do paciente; urgência e emergência neurológica; atendimento inicial ao trauma; uso de KED (Dispositivo de Extração em Casos de Trauma); trauma musculoesquelético e de extremidades; atendimento em situações de desastre; trauma abdominal e torácico; APH ao paciente queimado; e ventilação mecânica em ambiente pré-hospitalar.
Uma aula prática sobre segurança do serviço aeromédico foi realizada no hangar do Departamento Estadual de Aviação (Dea), no município de Marechal Deodoro. As estações práticas cobriram equipamentos e fichas da viatura; ergonomia, pranchamento e rolamento; imobilização cervical e retirada de capacete; imobilização de extremidades; choque elétrico; cinemática do trauma e segurança da cena; intoxicações exógenas; e abordagens de Traumatismo Raquimedular (TRM) e Traumatismo Craneoencefálico (TCE).
Para a enfermeira Beatriz Santana, coordenadora do Samu Alagoas, a qualificação constante é fundamental para os profissionais da instituição. "Investir na formação dos nossos profissionais é investir na vida do cidadão alagoano. Um atendimento eficaz e eficiente salva vidas — e é esse o nosso compromisso diário", afirmou.

O médico Luiz Antonio Mansur Branco, coordenador do Nep e instrutor do curso destacou o rigor técnico e humano do curso. “A educação continuada, alinhada aos protocolos mais atuais do APH-avançado, garante qualidade no atendimento. O grande desafio aqui é o manejo de situações críticas e o trabalho em equipe. Cada decisão, cada procedimento, pode significar a diferença entre a vida e a morte”, destacou.”
Com 11 anos de atuação na Motolância do Samu, o enfermeiro participante do curso, Janilson Santos da Silva, ressaltou o ganho de confiança com o treinamento. “O curso nos deu autonomia e técnicas avançadas para lidar com casos complexos, garantindo um atendimento de qualidade que resguarda a saúde e o bem-estar da comunidade”, afirmou.
A médica Larissa de Paula Melo, da Base Descentralizada Metropolitano/DER, enfatizou a importância do APH avançado. "É essencial para uma resposta rápida e eficaz em situações críticas, aumentando as chances de sobrevivência e diminuindo as sequelas. O treinamento contínuo fortalece nossa atuação e melhora diretamente a assistência prestada."
Salvar
Já o enfermeiro Alexander Campos Ferreira Junior, coordenador da Base de União dos Palmares, celebrou o caráter inclusivo do curso: “Foi de extrema importância, especialmente para profissionais iniciantes. Além da teoria, tivemos a chance de aprender com instrutores experientes. O Nep está de parabéns”, disse.
O secretário de Estado da Saúde, o médico Gustavo Pontes de Miranda, reforçou o impacto social da iniciativa. "Cursos como este elevam a qualidade do atendimento pré-hospitalar móvel. O Samu está cada vez mais qualificado — e isso representa vidas salvas todos os dias, que é a missão maior dos nossos socorristas", afirmou.
Mais lidas
-
1CIÊNCIA E ESPAÇO
Erupções solares intensas agitam o Sol e podem impactar a Terra
-
2ABUSO DE AUTORIDADE E AMEAÇA
Escândalo em Alagoas: Secretário Julio Cezar ameaça usar o poder do Estado contra subtenente do Exército
-
3MUDANÇA INTERNA
Nubank enfrenta protestos e demissões após anúncio de regime híbrido
-
4INSPIRAÇÃO NA VIDA REAL
Ator de 'Tremembé' revela inspiração para personagem Gal
-
5SÉRIE B DO BRASILEIRO
Novorizontino e Remo empatam em duelo direto e mantêm indefinição na briga pelo acesso