Alagoas

Consciência Negra: exposição homenageia escritoras alagoanas

Obras de mulheres negras ficam em evidência na Biblioteca Central da Ufal até o dia 21

14/11/2025
Consciência Negra: exposição homenageia escritoras alagoanas

A Universidade Federal de Alagoas (Ufal) realiza, até o dia 21 de novembro, a exposição Pluralidades femininas: as vozes negras alagoanas que inspiram, celebrando a cultura e a história afro-brasileira, em homenagem ao Dia da Consciência Negra, comemorado em 20 de novembro. A mostra acontece no hall da Biblioteca Central do Campus A.C. Simões e é resultado de uma iniciativa da Atividade Curricular de Extensão 3, do Curso de Biblioteconomia, coordenada pela professora Robéria Andrade, com a participação ativa dos estudantes.

A exposição tem como objetivo homenagear escritoras negras de Alagoas e suas obras literárias, que abordam temas essenciais como resistência, identidade, diversidade e igualdade. A curadoria, realizada pelos discentes Ana Silva, Antônio Santos, Camila Ferreira, Cícera Conceição, Deborah Vasconcelos, Fátima Santos, Irenilda Gomes, Lorranna Pereira, Maria Silva, Vitória Santos, e a professora Robéria, visa garantir espaço para a representatividade e a valorização da mulher negra alagoana na literatura.

“Buscamos dar destaque às histórias dessas mulheres e inspirar novas gerações a dar continuidade a essa herança histórica e cultural. É uma ação que garante a representatividade e identidade da mulher negra alagoana”, destacou a docente.

A mostra também reforça a importância da diversidade e da luta por igualdade de direitos, promovendo o reconhecimento das histórias de mulheres negras que constroem a memória cultural de Alagoas.

A exposição está aberta ao público na Biblioteca Central da Ufal e é um convite a toda a comunidade universitária para refletir sobre a importância da representatividade e do fortalecimento das vozes negras na sociedade.