Alagoas
Biblioteca das Coisas: CESMAC inova ao ampliar conceito de biblioteca e já soma mais de 10 mil empréstimos
A Rede de Bibliotecas do Centro Universitário CESMAC inovou ao implantar, em 2021, a chamada Biblioteca das Coisas, um projeto que amplia o conceito tradicional de biblioteca e oferece à comunidade acadêmica o empréstimo de itens que vão muito além dos livros. Desde sua criação, a iniciativa já realizou 10.717 empréstimos.
A proposta nasceu de uma escuta atenta às demandas dos usuários. Inicialmente, as sugestões surgiram em conversas informais no balcão de atendimento. Depois, professores puderam contribuir por e-mail e os estudantes tiveram acesso a uma caixa de sugestões nos corredores, onde escreviam suas necessidades em post-its. A partir dessas contribuições, a biblioteca passou a adquirir os itens mais solicitados.
Do livro ao guarda-chuva: o que a biblioteca empresta
Hoje, os estudantes e professores do Cesmac podem retirar, por meio de um processo simples e semelhante ao de um livro, uma variedade de objetos que vão de recursos acadêmicos a itens do dia a dia.
Entre eles estão:
* Bolsas, tablets e chromebooks;
* Tensiômetros e estetoscópios;
* Calculadoras científicas e cabos HDMI;
* Bicicletas;
* Guarda-chuvas;
* Kits acadêmicos (com lápis, régua, borracha, tesoura e cola);
* Kits de cuidados pessoais (com desodorante, creme dental e fio dental).
Diferentemente dos livros, esses objetos possuem prazo de devolução em horas, permitindo maior rotatividade e atendendo de forma prática às demandas emergenciais dos usuários.
Democratização e sustentabilidade
A Biblioteca das Coisas foi pensada para democratizar o acesso a recursos que, muitas vezes, poderiam ser de difícil aquisição individual. Além disso, promove o consumo consciente e sustentável, alinhado às novas formas de compartilhamento que vêm ganhando força em todo o mundo.
Reconhecimento acadêmico
A experiência da Biblioteca das Coisas já ultrapassou os muros da instituição. O projeto foi apresentado como estudo de caso no VII Seminário Internacional de Informação, Tecnologia e Inovação (SITI 2025), no artigo intitulado “Da Tradição à Inovação: Implantação da Biblioteca das Coisas no Centro Universitário CESMAC” e premiado com o 2º lugar na categoria Pôster.
Com a iniciativa, a Rede de Bibliotecas do Cesmac reafirma seu compromisso em fortalecer a comunidade acadêmica e promover um futuro mais colaborativo, acessível e inovador.
Mais lidas
-
1COMUNICAÇÃO
TV Asa Branca Alagoas amplia cobertura e passa a operar também via parabólica em Banda KU
-
2
TV Gazeta de Alagoas lança programação local com três novas atrações diárias
-
3CONCURSO
Paulo Dantas anuncia 11 mil vagas no maior concurso público da história de Alagoas
-
4SEGURANÇA
Três líderes do tráfico morrem em confronto com a PM em Maceió
-
5SERVIDOR
Governo de Alagoas anuncia o maior concurso público da história do Estado