Alagoas
Pesquisador apresenta artigo sobre realidade estendida em conferência na Coreia do Sul
Bruno Lima vai participar da maior conferência global nas áreas de realidade aumentada, realidade mista e realidade virtual
								O pesquisador Bruno Lima, do Centro de Inovação Edge do Instituto de Computação (IC) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), embarca rumo à Coreia do Sul para participar do IEEE ISMAR 2025 (International Symposium on Mixed and Augmented Reality), a maior conferência global dedicada às áreas de Realidade Virtual (VR), Aumentada (AR) e Mista (MR). O evento acontece esta semana, de 8 a 12 de outubro, em Daejeon, cidade localizada na região central do país asiático.
Durante a conferência, pesquisadores e empresas apresentam inovações, com foco em avanços práticos e aplicações reais. Bruno, que atua na área de Inteligência Artificial, irá apresentar o artigo intitulado "How Accurate is the HoloLens 2? A Robotic Ground-Truth and Sensor Occlusion Evaluation”, um estudo sobre o funcionamento dos óculos de Realidade Virtual e Aumentada, feito em parceria com os pesquisadores Bruno Georgevich, Edvar Monteiro, Renalvo Junior e Arthur Vangasse, e coordenado pelo professor da Ufal e Head de Inteligência Artificial do Edge, Tiago Vieira.
"O objetivo do nosso trabalho foi desenvolver um método robusto e reprodutível para avaliar a precisão de dispositivos de MR - neste caso, o HoloLens 2, mas aplicável a outros dispositivos similares - tanto na estimativa de distâncias a superfícies, quanto no rastreamento nesses dispositivos”, explica Bruno Lima. De acordo com o pesquisador, a metodologia proposta é fundamental para definir a viabilidade de diferentes aplicações desses dispositivos, considerando fatores como níveis de precisão exigidos, falhas de sensores, limites operacionais e velocidade de movimento.
Além de contribuir para o avanço científico, o estudo também gera impacto no mercado, por oferecer um benchmark confiável para comparar o desempenho de diferentes dispositivos de realidade aumentada e mista, auxiliando empresas e pesquisadores a padronizar avaliações e estimular o desenvolvimento tecnológico da área. Atualmente, soluções baseadas em MR já estão sendo utilizadas em setores como manufatura, cirurgia, inspeção remota e educação imersiva.
Mais lidas
- 
	
		1DEFESA E TECNOLOGIA
Caça russo Su-35S é apontado como o mais eficiente do mundo, afirma Rostec
 - 
	
		2VIDA PROFISSIONAL
Despedida de William Bonner: dicas de Harvard para equilibrar trabalho e vida pessoal
 - 
	
		3COMUNICAÇÃO
TV Asa Branca Alagoas amplia cobertura e passa a operar também via parabólica em Banda KU
 - 
	
		4TV E ENTRETENIMENTO
'Altas Horas' recebe Ludmilla e Arnaldo Antunes neste sábado
 - 
	
		5CONCURSO
Paulo Dantas anuncia 11 mil vagas no maior concurso público da história de Alagoas