Alagoas

Inspeções da CGJ fortalecem o papel da Justiça no Agreste de Alagoas

Atividades tiveram início em Palmeira dos Índios e não prejudicaram o funcionamento das unidades judiciárias; um cartório também foi inspecionado

Niel Rodrigues - Ascom CGJ/AL 07/10/2025
Inspeções da CGJ fortalecem o papel da Justiça no Agreste de Alagoas
Corregedor e juízes auxiliares, em diálogo com servidores e magistrados. - Foto: Niel Rodrigues

A Corregedoria Geral da Justiça de Alagoas (CGJAL) iniciou, nesta terça-feira (7), as inspeções extraordinárias no Agreste do estado, com o intuito de aprimorar a atuação de juízes e servidores do 1º grau de jurisdição. As atividades foram oficialmente abertas pelo corregedor-geral, desembargador Celyrio Adamastor, acompanhado pelos juízes auxiliares Geneir Marques e Kleber Borba, no Fórum da Comarca de Palmeira dos Índios.

Segundo Celyrio Adamastor, as inspeções são instrumentos fundamentais para garantir a regularidade, eficiência e transparência na prestação jurisdicional, além de permitir a verificação do funcionamento das unidades judiciárias, a identificação de eventuais falhas, como também boas práticas que podem ser replicadas para outras comarcas.

“Nosso diálogo foi no sentido de aproximar a Corregedoria das realidades locais e fortalecer a gestão dos juízes e servidores nas unidades judiciárias. Requisitamos, ainda, que os magistrados residam na comarca onde são titulares e orientamos para que reservem uma hora em cada expediente para que possam atender aos advogados”, ressaltou.

Para o juiz Ewerton Carminati, diretor do Fórum de Palmeira dos Índios e titular da 1ª Vara, o desenvolvimento de sistemas que permitem o monitoramento da produtividade das comarcas foi essencial para priorizar as ações nas unidades judiciárias.

“Dispor de painéis e sistemas que permitem esse monitoramento é muito importante, especialmente quando esses painéis desenvolvidos pela Corregedoria são atualizados constantemente, porque isso nos garante acesso a informações mais precisas e atualizadas, o que facilita a identificação de gargalos e a atuação direcionada conforme as demandas atuais de cada unidade”, explicou.

De acordo com a servidora Mara Fabiana Tavares, da 3ª Vara Cível, o encontro foi uma oportunidade para sanar dúvidas, como também para apresentar reclamações.

“O principal objetivo da Justiça é dar uma resposta à sociedade, então eu acho importantíssimo esse contato direto com o corregedor, os juízes auxiliares e servidores, para que a gente possa dinamizar o nosso trabalho e dar o respaldo que a sociedade merece”, ratificou.

A ação institucional com o apoio das servidoras Erika Oliveira e Maria Catharina Melo, da Assessoria Especial Judicial (AEJ), e de Rossane Teixeira, Patrícia Sarmento e Roberta Gonzaga, da Divisão de Inspeção e Correição (DIC), da Corregedoria Geral da Justiça de Alagoas (CGJAL).

As inspeções terão continuidade nesta quarta-feira (8), no município de Arapiraca. As atividades não prejudicam o funcionamento das unidades judiciárias, que mantêm o atendimento aos jurisdicionados de maneira regular e contínua.

Inspeção em cartório
O corregedor-geral Celyrio Adamastor também inspecionou o 2º Cartório Notarial e Registral de Palmeira dos Índios. As atividades foram coordenadas pela juíza Laila Kerckhoff, com o apoio dos servidores Caio Aguiar e Juliana Cerqueira, da Assessoria Especial das Serventias Extrajudiciais (AESE).

O cartório é responsável pela lavratura de escrituras públicas, procurações, reconhecimento de firmas, autenticações e registros de imóveis.

Durante a visita, o tabelião substituto Leonardo Pessoa da Câmara destacou a relevância da iniciativa. “A inspeção é muito importante porque tem como objetivo verificar se os serviços estão sendo prestados adequadamente, bem como se o cartório está em conformidade com o ordenamento jurídico que rege a atividade notarial e registral".

Inspeção realizada no 2º Cartório Notarial e Registral de Palmeira dos Índios.